Cultura, informação e bem estar.

Servidores ainda podem aderir e receber retroativos em parcela única

Mais de 7 mil servidores receberam na sexta-feira, 28, a antecipação das 25 parcelas do pagamento dos passivos de progressões e promoções, R$ 26 milhões depositados. A prefeita Cinthia Ribeiro anunciou o pagamento integral desses passivos na reunião de comemoração do Dia do Servidor, realizada na noite de quinta-feira, 27, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Mas, ainda faltam 1.149 servidores para receberem, que ainda não aderiram ao pagamento do retroativo. 

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad) orienta que a adesão pode ser feita até dezembro de 2024, antes do final da gestão da prefeita Cinthia. Após a adesão, o pagamento será realizado no mês subsequente, a depender do fechamento da folha de pagamento. Os servidores da educação, que não receberam a antecipação no último dia 15 mas têm direito, também podem aderir ao Termo de Compromisso e terem o seu retroativo pago.

O primeiro passo para aderir ao Termo de Compromisso é acessar o contracheque no Portal do Servidor (http://prodata.palmas.to.gov.br:8080/sig/), sendo o login o número do CPF e a senha criada pelo servidor. Siga as orientações no ‘Passos para o aceite’, disponível na tela, sendo: 1) imprimir e ler o termo; 2) clicar em ‘LI e CONCORDO’ se estiver de acordo com o VALOR e em NÃO AJUIZAR AÇÃO para cobrança de retroativos de progressões e/ou gratificações por titularidade. Atenção, após concordar com o termo não é mais possível arrependimento. Após concluir os dois primeiros passos, o servidor deve imprimir o termo e assinar, depois entregar ao Recursos Humanos da sua lotação.

Nos casos dos servidores inativos em razão de exoneração, falecimento ou demissão, é preciso apresentar o Termo de Compromisso por meio de ‘REQUERIMENTO GERAL’, disponível na opção ‘Arquivos’ no seguinte endereço (https://www.palmas.to.gov.br/portal/pagina/portal-do-servidor), sendo necessário ter os dados pessoais e bancários atualizados. Também é preciso juntar o documento que ateste o vínculo jurídico para os ex-servidores falecidos.

O servidor efetivo poderá contestar o retroativo a receber, sendo necessário utilizar o ‘REQUERIMENTO GERAL’ disponível na opção ‘Arquivos’ no seguinte endereço (https://www.palmas.to.gov.br/portal/pagina/portal-do-servidor). O documento deverá ser apresentado ao Recursos Humanos do órgão de lotação do servidor.

Texto: Aline Sêne/Secom

Edição: Secom Palmas

Crédito: Edu Fortes

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais