Cultura, informação e bem estar.

Pracinha da Cultura recebe projeto CineSolarzinho

Primeiro-cinema-itinerante-do-Brasil-movido-a-energia-limpa-e-renovavel-a-energia-solar.

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que estará nesta sexta-feira, 25, às 18h30, na Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol II. Serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas de recorte ambiental, de empoderamento feminino e igualdade de gênero, de ancestralidade e de colaboração, diversidade e brincar. Além disso, estudantes da rede pública vão produzir um curta especial durante oficina com temática socioambiental. O projeto, realizado pela Ciranda Filmes, com patrocínio do banco BV e apoio das prefeituras municipais e da Demà Jovem by Renapsi, terá entrada gratuita e distribuição de pipoca.

De acordo com a produção do evento, o CineSolar – que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil – é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona com de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público, além de todo o sistema de som e projeção para o cinema.

O espaço se transforma, ainda, em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

A 3ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do banco BV e apoio da Ciranda de Filmes, da Unesco, da Demà Jovem by Renapsi e das prefeituras de Palmas e Porto Nacional. É realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

 

Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Em Palmas e Porto Nacional, o projeto contempla a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública.

Nos encontros são abordados temas como permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia pela equipe do CineSolar e tem sua ‘estreia mundial’ durante a sessão de cinema para a comunidade local, à noite.

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples e didática que dialoga de forma lúdica com as crianças e jovens da região. Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o projeto CineSolar ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS e colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia.

 

Programação

Palmas

Evento 01

Oficinema Solar on-line
Data: sexta-feira (18/11) – das 14h às 17h
Local: Escola Municipal Maria dos Reis

Sessão de Cinema
Data: sexta-feira (25/11)
Horários: 18h30 – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente
19h30 – Curtas infantojuvenis – ODS 5: empoderamento feminino e igualdade de gênero
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) – 1001 Sul, conjunto 01, lote 03, Avenida Teotônio Segurado

Evento 02

Oficinema Solar
Data: sexta-feira (25/11) – das 14h às 16h30
Local: Escola Estadual Vale do Sol

Sessão de Cinema
Data: sábado (26/11)
Horários: 18h30 – Curtas infantojuvenis – Colaboração, comunidade, diversidade e brincar
19h30 – Curtas infantojuvenis – Ancestralidade
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Pracinha da Cultura – Avenida dos Navegantes, 17 – setor Morada do Sol II – Taquaralto

 

Texto: Redação FCP
Edição: Secom

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais