Cultura, informação e bem estar.

Ação do Sistema FAET/Senar beneficia cerca de 1.200 pessoas no Bico do Papagaio 

Realizado na região do Bico do Papagaio, o programa “Saúde do Homem e da Mulher Rural” atendeu cerca de 1.200 pessoas nos três municípios que sediaram o evento. A ação organizada pelo Sistema FAET/Senar contou com a parceria do sindicato rural de Araguatins e Augustinópolis e com a prefeitura das cidades de Axixá, Augustinópolis e Buriti. Palestras, orientação sobre saúde, exames e serviços gratuitos foram disponibilizados para a população em todos esses municípios do Bico do Papagaio. Além disso, foram entregues kits de higiene pessoal, cartilhas orientadoras de saúde e lanche no local.

Axixá

Em Axixá o evento aconteceu dia 21 de outubro, na unidade básica de Saúde do município. Foram realizados 50 exames de PCCU (exame preventivo de colo de útero) e mais de 57 exames de PSA (Antigénio Específico da Próstata). Além desses exames disponibilizados à população, o evento contou com serviços de vacinação, teste rápido, cortes de cabelo feminino e masculino, consultas médicas e aferição de pressão.

“Axixá é um município pequeno que carece de ações como esta e a sensibilidade do Senar, através do seu presidente, trouxe vários benefícios para a nossa comunidade. Uma lacuna que o sistema municipal de saúde não tem e o Senar veio preencher. Parabéns ao Senar!” Disse Auri-Wulange Ribeiro, prefeito de Axixá.

Teresinha Rodrigues Oliveira, uma produtora rural atendida, destacou a importância da prevenção e das mulheres fazerem o exame. “Aqui tem muitas pessoas que não tem condições de pagar um exame como esse e aí veio essa carreta do Senar gratuita, é muito bom.” José dos Reis Silva, 61 anos, também produtor rural, destacou a importância da participação dos homens nessa ação, ele fez exame de próstata, recebeu orientação e se sentiu muito acolhido “Há muito tempo não vi uma ação como essa, foi gratificante.”

Augustinópolis

O evento aconteceu dia 24 de outubro na sede da faculdade Unitins, no município. Foi uma oportunidade para alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem estarem presentes, prestando à população serviços como vacinação, aferição de pressão, exames de PCCU e PSA.

O aluno Eriton Veríssimo, 22 anos, agradeceu a oportunidade de colocar em prática o que ele tem aprendido na faculdade. “Eu sou acadêmico do curso de enfermagem e para mim é uma oportunidade de trabalhar dentro da comunidade. Fizemos uma roda de conversa sobre a temática da importância do exame da próstata e foi esclarecedor para alguns homens. ”

A população de Augustinópolis esteve presente ao longo de todo o evento. Muitas vezes há lotação nos postos de saúde e esse mutirão de exames facilitou a vida de muitas pessoas, como é o caso de Maria da Paz “A gente vai no posto de saúde está lotado e não é todo mundo que pode pagar, aqui é gratuito. Eu medi a pressão, cortei o cabelo.”

Buriti

No município de Buriti o evento aconteceu na unidade básica de Saúde da cidade. Mais de 106 exames de PCCU foram realizados junto às mulheres e cerca de 100 exames PSA direcionados aos homens. O grande fluxo de pessoas nesse dia 26 de outubro movimentou a cidade em prol da saúde.

A prefeita de Buriti Lucilene Gomes de Brito esteve presente no local e com satisfação agradeceu o sistema FAET/Senar pela ação “Pra mim é motivo de muita alegria e de agradecimento porque nem sempre a gente consegue uma oportunidade ímpar igual a essa na região do bico do Papagaio. Gratidão!”

Luzia Ferreira dos Santos, mora na cidade de Buriti desde 1965 e contou sobre a alegria de cuidar da sua saúde “Com 53 anos de idade descobri um tumor dentro do intestino fino, andei por muitos hospitais, fiz muitos tratamentos e graças a Deus foi retirado esse tumor. O médico, naquela época, me deu 6 meses de vida e hoje vai fazer 8 anos que venci essa batalha. Por isso é importante fazer exames e se cuidar!”

A grande procura pelos serviços, consultas e exames, surpreendeu, em especial o comparecimento dos homens que, historicamente, só procuram pelo tratamento médico em último caso. Diante disso, Raimundo Gomes da Silva falou sobre a sua primeira vez e deixou um recado para os homens que ainda não fizeram o exame de próstata. “Fiz 40 anos recentemente e é a primeira vez que estou realizando o exame. Aos homens que têm preconceito, eu já perdi amigos que, por causa da vergonha, não fizeram o exame e infelizmente vieram a óbito. Nossa saúde deve estar em primeiro lugar.” Crédito : Ascom FAET/Senar

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais