Cultura, informação e bem estar.

Atenção para os cuidados com as tatuagens

Verificar-as-condicoes-de-limpeza-higienizacao-conservacao-geral-do-estudio-de-tatuagem-para-nao-correr-o-risco-de-pegar-hepatites-B-e-C-HIV-e-outras-doencas-Foto-Raiza-Milhomem.jpg

As tatuagens estão cada vez mais populares, e a decisão de fazer uma ou mais requer alguns cuidados, conforme alerta a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus). Pessoas como o assistente social Francisco de Assis Neves atestam sobre a necessidade desses cuidados. Segundo ele, ao decidir fazer suas tatuagens, a primeira preocupação foi buscar um profissional qualificado para depois não se arrepender do procedimento estético.

Conforme o assistente social, além da parte estética, sua preocupação também foi com a saúde, pois se não for feito dentro das recomendações de segurança, o procedimento pode causar doenças infecciosas, uma vez que atinge outras camadas da pele. Neves relata que após fazer suas tatuagens teve o cuidado de não se expor ao sol e seguiu a orientação do tatuador para obter o resultado desejado.

 

Infecções 

O procedimento da tatuagem consiste no uso de agulhas que injetam a pigmentação de tintas, perfurando a derme, região abaixo da camada mais externa da pele, a epiderme. Nesse processo o paciente deve verificar as condições de limpeza, higienização e conservação geral do estúdio de tatuagem. Do contrário, o cliente corre o risco de pegar hepatites B e C, HIV e outras doenças.

Na cicatrização após o processo, é possível observar ‘casquinhas’. É de extrema importância deixar que aquela cicatrização ocorra naturalmente, deixando que aquelas ‘cascas’ saiam com o tempo sozinhas. Se houver dor na região da tatuagem, inchaço, pus, ou outros sintomas que indicam um agravamento, é recomendado que o paciente procure uma Unidade de Saúde da Família (USF) para que um médico ou enfermeiro possa avaliar a cicatrização, e dependendo da gravidade dos sintomas, o usuário pode procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Diretrizes Sanitárias

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a resolução RDC nº 55/08 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece normas para comercialização no Brasil de tintas usadas em pigmentação artificial da pele. Somente pode ser utilizada a tinta para tatuagem que possuir registro válido no órgão. Em 2009, a Anvisa lançou o manual de ‘Referência técnica para o funcionamento dos serviços de tatuagem e piercing’, trazendo recomendações que, se adotadas, podem ajudar o cidadão a ter ainda mais confiança no estabelecimento e nos procedimentos realizados.

Caso o cidadão presencie estúdios suspeitos que não atendem às normas de higiene e segurança adequadas, ele deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal através do telefone 0800-64-64-156 e realizar uma denúncia.

Texto: Redação Semus

Edição: Deni Rocha/Secom

 

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais