Cultura, informação e bem estar.

Tocantins imuniza rebanho contra Aftosa pela última vez

Considerado um momento histórico para o estado, foi dado início à última etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A partir de 2023, os pecuaristas do Tocantins não vão mais precisar imunizar seu rebanho e o estado será considerado zona livre da Aftosa sem vacinação. “É momento também de celebrar e mostrar que nós produtores fizemos nosso dever de casa, sempre priorizando o compromisso de proteger o rebanho”, comemorou o presidente da FAET, Paulo Carneiro.

A última etapa foi lançada na Fazenda Nossa Terra, no município de Miranorte; O período de vacinação vai desta terça-feira, 01, e segue até dia 30 de novembro. O lançamento foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa, o secretário da Agricultura, Jaime Café e o presidente da ADAPEC, Paulo Lima. Nos pronunciamentos, todos destacaram a atuação da FAET e do presidente Paulo Carneiro no combate à doença no Tocantins.

Referência em rebanho bovino, o Tocantins teve um crescimento de 51% em exportações de carne bovina, de janeiro a setembro em 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram comercializados US$ 448,7 milhões (R$ 2,3 bilhões) em proteína animal para fora do país. A expectativa é que o status de livre da aftosa potencialize esses números, elevando o patamar de segurança alimentar e atraindo novos mercados.

Apesar de estar 25 anos livre da aftosa com vacinação, a suspensão do imunizante só foi possível após uma série de ações sanitárias desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o estado e entidades ligadas ao agro. Durante o evento de lançamento, o Governador Wanderlei Barbosa destacou que “foi um trabalho sequenciado e planejado para que o nosso produto fosse valorizado lá fora”.  Nessa última campanha, a expectativa é de que 10,5 milhões de bovídeos de todas as idades recebam a dose do imunizante.  Crédito Faet/Senar

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais