Com chegada da nova variante no Brasil, Saúde de Palmas reforça importância da vacinação
Após a confirmação do Ministério da Saúde (MS) de um caso da variante EG.5 de covid-19 no Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) fica em alerta no monitoramento e reforça para a população a importância da vacinação. foto-Luciana-Pires
A nova subvariante foi relatada pela primeira vez em 17 de fevereiro de 2023 na China e já foi identificada em 51 países. Dentre as características observadas, a mutação confere maior capacidade de transmissão e de escape imunológico, ou seja, é capaz de aumentar o número de casos mundialmente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o momento, o risco de saúde pública da EG.5 é baixo.
No Brasil, o primeiro caso da nova variante foi identificado e confirmado pelo MS na última quinta-feira, 17. Uma paciente do sexo feminino de 71 anos de idade. A idosa apresentou os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho e realizou a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto. A paciente apresentou o esquema vacinal completo e encontra-se curada.
Texto: Redação Semus
Edição: Denis Rocha/Secom