Cultura, informação e bem estar.

Teste rápido gratuito de sífilis em unidades de saúde

O combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é uma luta diária da rede pública de saúde. foto-Raiza-Milhomem

Para ter um diagnóstico rápido e o tratamento em tempo oportuno, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) oferta, gratuitamente, testes rápidos de sífilis em Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Núcleo Henfil.

Sobre a doença
A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e ela apresenta alguns estágios. No primeiro aparece uma ferida que pode ser nas partes íntimas do homem ou da mulher, no colo uterino e em até outros locais da pele e, geralmente, surge entre 10 a 90 dias após o contágio. Normalmente não apresenta ardência, dor ou coceira e desaparece sozinha.

Já no estágio secundário, os sinais e sintomas surgem entre seis semanas e seis meses depois da cicatrização da ferida inicial e podem apresentar manchas no corpo, febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. Assim como na fase inicial, as manchas desaparecem sozinhas.

A fase terciária é a mais perigosa. Ela pode surgir em um ano ou em até 40 anos depois do início da infecção. Nesse estágio, os sintomas são mais ‘aparentes’ com lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Semus

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais