Teste rápido gratuito de sífilis em unidades de saúde
O combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é uma luta diária da rede pública de saúde. foto-Raiza-Milhomem
Para ter um diagnóstico rápido e o tratamento em tempo oportuno, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) oferta, gratuitamente, testes rápidos de sífilis em Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Núcleo Henfil.
Sobre a doença
A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e ela apresenta alguns estágios. No primeiro aparece uma ferida que pode ser nas partes íntimas do homem ou da mulher, no colo uterino e em até outros locais da pele e, geralmente, surge entre 10 a 90 dias após o contágio. Normalmente não apresenta ardência, dor ou coceira e desaparece sozinha.
Já no estágio secundário, os sinais e sintomas surgem entre seis semanas e seis meses depois da cicatrização da ferida inicial e podem apresentar manchas no corpo, febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. Assim como na fase inicial, as manchas desaparecem sozinhas.
A fase terciária é a mais perigosa. Ela pode surgir em um ano ou em até 40 anos depois do início da infecção. Nesse estágio, os sintomas são mais ‘aparentes’ com lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Semus