Cultura, informação e bem estar.

Projeto do Tocantins é selecionado na chamada Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões

A-previsao-e-de-que-o-projeto-seja-executado-nos-meses-de-marco-e-abril-com-concertos-no-Memorial-Coluna-Prestes-e-Museu-Palacinho

O projeto cultural Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro foi selecionado na chamada Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões, da empresa Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal. Realizado pela Associação Viva Música, o projeto tocantinense é um dos quinze vencedores em todo o Brasil, sendo o único da região Norte do País.

A previsão é de que o projeto seja executado nos meses de março e abril, com concertos no Memorial Coluna Prestes e Museu Palacinho, sendo concertos didáticos para escolas públicas e projetos sociais e apresentações culturais gratuitas para toda a comunidade. O repertório do concerto “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro” vai trazer algumas das canções eternizadas pelo Mestre do Choro, como “Rosa”, “Os Oito Batutas”, “Chorei”, “Ele e Eu”, “Atencioso” e “Vou Vivendo”.

Presidente da Associação, o maestro Bruno Barreto descreve que o objetivo é fomentar e divulgar a produção musical instrumental brasileira. Ele afirma ser uma honra estar dentre os selecionados, principalmente pelo edital valorizar as riquezas da música brasileira, em meio a projetos que exaltam, por exemplo, o samba carioca e capixaba, línguas indígenas e música afro-brasileira maranhense, dentre outros. “A nossa seleção é mais uma prova de que esse olhar para o Norte é essencial e a nossa arte tem a capacidade e qualidade de concorrer com outros grandes projetos no País. Estamos muito felizes com essa seleção e prontos para realizar um lindo trabalho”, declarou o maestro.

O projeto conta ainda com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo do Tocantins (Sectur), Superintendência de Comunicação e Pró-Reitoria de Extensão da UFT (Proex).

Seleção

De acordo com a assessoria de comunicação da Petrobras, todas as iniciativas passaram por um processo rigoroso de avaliação, em que foram analisados mais de 400 projetos, com a participação de especialistas do setor cultural e da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, observando os critérios do edital. “Acreditamos que incentivar projetos que valorizam a riqueza cultural do Brasil é uma importante participação da companhia na sociedade. O resultado é uma contribuição contínua não só para viabilizar os projetos e o acesso do público: estimulamos toda a cadeia produtiva do setor, que envolve eventos, comércio, empregos e turismo, gerando impacto positivo na economia”, afirmou a gerente executiva de comunicação da Petrobras, Fernanda Bianchini, em nota no site da Petrobras.

Os projetos vencedores incluem atividades educativas e ações de acessibilidade, transmitindo informação e conhecimento com incremento da experiência do público nos espaços culturais. A seleção por meio de chamada pública reforça a transparência da Petrobras nos processos de escolha de patrocínios, focada em segmentos específicos da cultura. Os projetos ocorrerão em 15 espaços culturais do país e receberão investimentos de R$10 milhões, juntando-se aos 54 patrocínios vigentes do Programa Petrobras Cultural.

Associação Viva Música

A Associação Viva Música, integrada pelo Grupo Reminiscências, tem como principal premissa o estudo e divulgação do choro e gêneros musicais afins, através da realização de concertos e recitais didáticos. Em sua atuação, o grupo busca divulgar o repertório de compositores e grupos musicais renomados, a exemplo de Pixinguinha, Jacob do bandolim, Waldir Azevedo, dentre outros.

Pixinguinha

Uma das figuras mais geniais da história da música brasileira e nome fundamental do choro, Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha (1897-1973), foi instrumentista, compositor, arranjador e regente.

FICHA TÉCNICA – Projeto Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro

Direção-geral: Maestro Bruno Barreto

Realização: Associação Viva Música

Produção executiva: Eduardo Andrade

Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu

Coordenação administrativa: Maxley Morato

Coordenação financeira:Fábio Bruniel

Assessoria de redes sociais: Helaine Santos

Serviço

Concertos Didáticos

Onde: Memorial Coluna Prestes

Dias: 22 e 23 de março de 2023

Horário: 16h e 19h

Entrada franca

Concertos

Museu Histórico Palacinho

Dias: 05, 06, 12 e 13 de abril de 2023

Horário: 17h30mi (pôr do sol)

Entrada franca

Cidade de realização: Palmas/Tocantins

 —

Foto: Cinthia Abreu/ Divulgação

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais