Projeto do Tocantins é selecionado na chamada Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões
A-previsao-e-de-que-o-projeto-seja-executado-nos-meses-de-marco-e-abril-com-concertos-no-Memorial-Coluna-Prestes-e-Museu-Palacinho
O projeto cultural Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro foi selecionado na chamada Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões, da empresa Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal. Realizado pela Associação Viva Música, o projeto tocantinense é um dos quinze vencedores em todo o Brasil, sendo o único da região Norte do País.
A previsão é de que o projeto seja executado nos meses de março e abril, com concertos no Memorial Coluna Prestes e Museu Palacinho, sendo concertos didáticos para escolas públicas e projetos sociais e apresentações culturais gratuitas para toda a comunidade. O repertório do concerto “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro” vai trazer algumas das canções eternizadas pelo Mestre do Choro, como “Rosa”, “Os Oito Batutas”, “Chorei”, “Ele e Eu”, “Atencioso” e “Vou Vivendo”.
Presidente da Associação, o maestro Bruno Barreto descreve que o objetivo é fomentar e divulgar a produção musical instrumental brasileira. Ele afirma ser uma honra estar dentre os selecionados, principalmente pelo edital valorizar as riquezas da música brasileira, em meio a projetos que exaltam, por exemplo, o samba carioca e capixaba, línguas indígenas e música afro-brasileira maranhense, dentre outros. “A nossa seleção é mais uma prova de que esse olhar para o Norte é essencial e a nossa arte tem a capacidade e qualidade de concorrer com outros grandes projetos no País. Estamos muito felizes com essa seleção e prontos para realizar um lindo trabalho”, declarou o maestro.
O projeto conta ainda com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo do Tocantins (Sectur), Superintendência de Comunicação e Pró-Reitoria de Extensão da UFT (Proex).
Seleção
De acordo com a assessoria de comunicação da Petrobras, todas as iniciativas passaram por um processo rigoroso de avaliação, em que foram analisados mais de 400 projetos, com a participação de especialistas do setor cultural e da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, observando os critérios do edital. “Acreditamos que incentivar projetos que valorizam a riqueza cultural do Brasil é uma importante participação da companhia na sociedade. O resultado é uma contribuição contínua não só para viabilizar os projetos e o acesso do público: estimulamos toda a cadeia produtiva do setor, que envolve eventos, comércio, empregos e turismo, gerando impacto positivo na economia”, afirmou a gerente executiva de comunicação da Petrobras, Fernanda Bianchini, em nota no site da Petrobras.
Os projetos vencedores incluem atividades educativas e ações de acessibilidade, transmitindo informação e conhecimento com incremento da experiência do público nos espaços culturais. A seleção por meio de chamada pública reforça a transparência da Petrobras nos processos de escolha de patrocínios, focada em segmentos específicos da cultura. Os projetos ocorrerão em 15 espaços culturais do país e receberão investimentos de R$10 milhões, juntando-se aos 54 patrocínios vigentes do Programa Petrobras Cultural.
Associação Viva Música
A Associação Viva Música, integrada pelo Grupo Reminiscências, tem como principal premissa o estudo e divulgação do choro e gêneros musicais afins, através da realização de concertos e recitais didáticos. Em sua atuação, o grupo busca divulgar o repertório de compositores e grupos musicais renomados, a exemplo de Pixinguinha, Jacob do bandolim, Waldir Azevedo, dentre outros.
Pixinguinha
Uma das figuras mais geniais da história da música brasileira e nome fundamental do choro, Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha (1897-1973), foi instrumentista, compositor, arranjador e regente.
FICHA TÉCNICA – Projeto Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro
Direção-geral: Maestro Bruno Barreto
Realização: Associação Viva Música
Produção executiva: Eduardo Andrade
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu
Coordenação administrativa: Maxley Morato
Coordenação financeira:Fábio Bruniel
Assessoria de redes sociais: Helaine Santos
Serviço
Concertos Didáticos
Onde: Memorial Coluna Prestes
Dias: 22 e 23 de março de 2023
Horário: 16h e 19h
Entrada franca
Concertos
Museu Histórico Palacinho
Dias: 05, 06, 12 e 13 de abril de 2023
Horário: 17h30mi (pôr do sol)
Entrada franca
Cidade de realização: Palmas/Tocantins
—
Foto: Cinthia Abreu/ Divulgação