Cultura, informação e bem estar.

Boletim da monkeypox informa sete novos casos suspeitos na Capital

Erupcoes-cutaneas-em-qualquer-regiao-do-corpo-incluindo-regiao-oral-e-intima-febre-de-inicio-subito-dores-de-cabeca-fraqueza-e-dores-musculares.png

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Palmas (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou nesta segunda-feira, 19, o boletim da 50ª semana epidemiológica da monkeypox. O documento informa que entre 11 e 17 de dezembro foram efetuadas sete novas notificações de casos suspeitos para esta doença.

O Cievs reforça que na presença de sintomas como erupções cutâneas em qualquer região do corpo (incluindo região oral e íntima), febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza e dores musculares, a população deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para avaliação criteriosa dos sintomas apresentados.

Ao concluir a suspeita clínica, o caso será notificado pela equipe condutora, o exame específico será realizado (PCR pelo Laboratório Central do Estado-Lacen-TO) e o paciente suspeito cumprirá isolamento até elucidação do seu diagnóstico. Durante esse período, o paciente será devidamente monitorado pela equipe Cievs, que além de esclarecer dúvidas, ajudará na condução do caso, acompanhará o processo evolutivo da doença e o encerramento do seu diagnóstico, dando suporte sempre que necessário.

 

Acumulado

Desde o primeiro caso suspeito, registrado em 1º de agosto deste ano, a Capital soma 138 notificações suspeitas para a doença, sendo 80 mulheres e 58 homens. Do número, até o momento, sete foram confirmados e 95 tiveram diagnóstico descartado. Os outros 36 casos ainda estão em investigação.

 

Texto: Redação Semus

Edição: Deni Rocha/Secom

 

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais