Cultura, informação e bem estar.

Pontos de oferta de preservativos em praias da Capital são reabastecidos pela Semus

Ao-todo-17-barracas-auxiliam-na-distribuicao-das-camisinhas-e-no-trabalho-de-conscientizacao-da-populacao

Em mais uma ação do Dezembro Vermelho, a Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), visitou na manhã desta quinta-feira, 8, as praias das Arnos, Graciosa, Prata e Caju. A visita, que acontece periodicamente, foi realizada para abastecer os suportes com oferta de preservativos que já existem nessas praias, bem como incluir novos pontos de distribuição. Ao todo, 17 barracas auxiliam na distribuição das camisinhas e no trabalho de conscientização da população.

Durante a ação, os proprietários dos estabelecimentos também foram orientados sobre os riscos de uma relação sexual desprotegida e de mais 30 tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que são causados por vírus e bactérias. De acordo com o assistente social que faz parte da equipe da Coordenação das Doenças Infectocontagiosas, Francisco Neto, as praias possuem esses pontos de apoio para facilitar o acesso da população aos preservativos.

Segundo Neto, por causa do clima quente típico da Capital,  muitas pessoas utilizam as áreas de banho e, por isso, elas são pontos estratégicos para que o produto seja disponibilizado gratuitamente. “É muito importante garantirmos a saúde da população e protegê-las do HIV e outras ISTs”, comenta.

O enfermeiro responsável pela área técnica dos agravos de meningite, esquistossomose e paracoccidioidomicose, que também faz parte da equipe das Doenças Infectocontagiosas, Géfferson Santos de Lima, explica que conscientizar as pessoas da necessidade de usar preservativo é a maneira mais eficaz para prevenir a transmissão de várias doenças e infecções.

 

Palestra

Durante o Dezembro Vermelho também está ocorrendo palestras sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Unidades de Saúde da Família (USFs), entidades e escolas. Na tarde desta quinta-feira, 8, foi a vez dos jovens da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).
Feira

Outra ação do Dezembro Vermelho ocorreu no início da noite desta quarta-feira, 7, na Feira da Arno 61 (503 Norte). A ação foi realizada conjuntamente pelas equipes da Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas e do Núcleo de Assistência Henfil. Mais uma vez, usuários e trabalhadores foram orientados sobre prevenção e detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e puderam fazer testes rápidos dessas infecções, a exemplo do vírus HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

 

Texto: Redação Semus

Edição: Deni Rocha/Secom

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais