Cultura, informação e bem estar.

Guardas metropolitanos têm garantia de progressão e agentes de trânsito mais segurança

Guarda-Metropolitana.-Foto-Lia-Mara.jpg

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro sancionou em 22 dezembro dois projetos de Leis (PLs) que afetam diretamente órgãos de fiscalização e segurança da gestão municipal. A solenidade foi realizada no quartel da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), localizado no Parque Cesamar.

Na ocasião, a chefe do Executivo Municipal comentou sobre a valorização que sua gestão promove junto aos servidores da segurança e de outras áreas. “Aquilo que nos comprometemos a fazer nós fazemos, hoje estamos fazendo justiça. Nossos guardas irão voltar a progredir depois de mais de nove anos. Vivemos um tempo novo em Palmas. Nós estamos fazendo de tudo um pouco, obras, e seguindo o calendário e honrando os nossos servidores”.

Já o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior, pontuou que os projetos sancionados pela prefeita refletem diretamente na carreira e no trabalho diário realizado pelos profissionais. “No caso da GMP, estamos fazendo justiça a esses profissionais que estavam sem evolução na carreira há nove anos. Estamos cumprindo o Estatuto Geral das Guardas Municipais, que determina a garantia da progressão funcional em todos os seus níveis”.

Um dos projetos é voltado para a própria GMP. Ele altera a Lei Complementar nº 42/2001, ampliando as vagas nos quadros de acessos da Guarda Metropolitana de Palmas para que os servidores possam progredir nas carreiras.

Para o superintendente da Guarda Metropolitana, inspetor Antonio Lourenço de Amorim Júnior, a alteração da lei possibilita que os servidores progridam verticalmente na carreira. “Hoje estamos todos na última progressão horizontal, com a careira estagnada há, pelo menos, uns dez anos e com essa alteração os guardas voltarão a progredir normalmente. Isso é uma valorização da prefeita Cinthia Ribeiro para a categoria”.

 

Agentes de trânsito

Já o Projeto de Lei nº 14, de 27/10/2022, disponibiliza armamentos de menor potencial ofensivo e equipamentos de proteção à vida aos agentes de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Palmas. Para a superintendente de Trânsito e Transportes da Sesmu, Valéria Oliveira, o PL vem beneficiar a integridade física do agente, primando pela segurança de quem está sempre exposto, fiscalizando dia e noite. “Mesmo contando com o apoio das forças de segurança nas ações, a garantia desses equipamentos traz mais tranquilidade aos agentes, principalmente em situações e eventual emergência”.
Texto: Redação Secom

Edição: Deni Rocha/Secom

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais