Cultura, informação e bem estar.

Contribuinte palmense pode ganhar até quatro tipos de descontos no IPTU

Desconto-IPTU-Palmas-incentivo-fiscal-do-Programa-Palmas-Solar-com-60-de-desconto-com-prazo-para-aderir-ate-15-de-dezembro

O contribuinte de Palmas pode garantir até quatro tipos de descontos no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023. Os inscritos no Programa Nota Palmense Premiada têm até o dia 30 de novembro para usar os seus créditos e conseguir até 10% de desconto. Também tem o incentivo fiscal do Programa Palmas Solar, com 60% de desconto, com prazo para aderir até 15 de dezembro; 10% para os contribuintes adimplentes; e 10% no pagamento do IPTU em parcela única, na data do vencimento anunciada pela Prefeitura de Palmas.

Para garantir a conversão de créditos do programa Nota Palmense Premiada em desconto no IPTU, o contribuinte precisa informar os imóveis que serão beneficiados até o dia 30 de novembro neste site. Acessar o serviço é fácil e pode ser feito de casa, basta fazer o cadastro e todas as notas fiscais de serviços emitidas em Palmas, no CPF do contribuinte, são lançadas no cadastro com o respectivo valor de crédito. No campo “O Meu Painel”, escolha solicitar desconto no IPTU e os imóveis vinculados ao seu CPF na Capital serão listados.

Já os contribuintes que instalaram o sistema fotovoltaico (energia solar) em sua residência ou empresa podem aderir ao Programa Palmas Solar e garantir um desconto de até 60% no IPTU por um período de cinco anos. Para valer já em 2023, a adesão deve ser solicitada até o dia 15 de dezembro deste ano. Para solicitar o incentivo fiscal, é preciso ir em uma unidade do Resolve Palmas para preencher o requerimento, sendo necessário apresentar o RG, CPF ou CNPJ atualizado, certidão Negativa de Débitos Municipais – do imóvel e do contribuinte -, fatura de conta de energia elétrica – com vencimento de no máximo 90 dias – ou parecer técnico com ART, termo de habite-se do imóvel onde a energia será compensada; homologação do sistema junto à Concessionária de Energia Elétrica e/ou relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); e notas fiscais da aquisição de bens e serviços para o sistema de geração de energia solar emitidas no município de Palmas.

Outra possibilidade de desconto no IPTU é para os contribuintes adimplentes com a Prefeitura de Palmas nos anos anteriores ao do vencimento do IPTU. Ou seja, é importante, antes do término do ano de 2022, que o cidadão verifique se existe algum débito com a Gestão Municipal em aberto, como parcelamento de imposto ou multa em atraso, e quitá-lo. Fechando o ano sem nenhuma pendência, garante o desconto de 10% no IPTU no ano seguinte, ou seja, 2023.

 

Destino do IPTU

Vale ressaltar que o IPTU é um dos três impostos cobrados pelas prefeituras e que garante os recursos necessários para as obras e serviços públicos. Conforme determina a Constituição Federal, no mínimo 25% dos tributos arrecadados pelo município são destinados para a educação e 15%, para a saúde. No ano passado, a Prefeitura de Palmas, segundo o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do 6º bimestre de 2021, aplicou 25,74% na educação e 21,42% na saúde.

 

Texto: Redação Secom

Edição: Secom

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais