Cultura, informação e bem estar.

Água coletada dos aparelhos de ar condicionado alia aproveitamento hídrico com plantio

Ao procurar uma finalidade para a água coletada, percebemos que havia poucas plantas no Cmei, e que poderíamos trabalhar também esta questão, do plantio e irrigação.

Na busca por despertar a curiosidade dos pequenos, com idade até cinco anos e 11 meses, surgiu a ideia de andar pelo entorno do Cmei e observar. Foi assim que alunos e professoras se depararam com a água dos aparelhos de ar condicionado molhando a calçada. A ideia de aproveitar aquele recurso surgiu imediatamente entre todos.

A primeira ação foi coletar a água em baldes e fazer uma estimativa da quantidade disponível. Nesta fase inicial, foram coletados de três aparelhos, de um total de 28, que rendem uma média de oito litros cada. Com esta quantidade de água, são regadas as mudas formadas a partir do plantio que eles mesmos realizaram em vasos.

“Ao procurar uma finalidade para a água coletada, percebemos que havia poucas plantas no Cmei, e que poderíamos trabalhar também esta questão, do plantio e irrigação”, explica a professora Leuraci. A próxima ação foi providenciar os vasos reaproveitando garrafas pet para semear sementes de hortaliças como alface, rúcula e tomate, que poderão ser plantados na própria escola dando início a uma pequena horta, ou nas casas dos alunos.

Os pequenos também receberam mudas de plantas ornamentais, das quais estão cuidando com a água coletada, e que em breve serão plantadas na fachada da unidade educacional. “Foi uma alegria ver que todas as sementes brotaram, recompensando o esforço das crianças. Após o plantio das hortaliças e das ornamentais, vamos continuar irrigando na época da seca com a água de mais aparelhos”, disse.

 

Texto: Redação Semed

Edição: Denis Rocha/Secom

 

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais