Cultura, informação e bem estar.

Vigilância Sanitária de Palmas apreende fumígenos rastreados pelos Correios

Ate-o-inicio-deste-mes-1.804-cigarros-eletronicos-foram-apreendidos-em-Palmas-em-acoes-de-fiscalizacao-em-festas-comercios-e-por-meio-das-acoes-conjuntas-com-os-Correios.-Foto-Raiza-Milhomem.jpg

Numa ação parceira entre a Vigilância Sanitária da Capital, Unidade da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), e a Empresa Brasileiras de Correios e Telégrafos, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 8, a apreensão de produtos fumígenos que foram postados, porém rastreados pelo serviço de raio-x dos Correios. Conforme estabelece a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) Nº 558 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a remessa expressa e postal de produtos fumígenos é proibida.

Conforme a inspetora da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), Gizella Diniz Campos, por meio da parceria com os Correios, onde, periodicamente, inspetores da Visa fazem a identificação e o registro de produtos fumígenos rastreados pelo raio-x, é possível fazer apreensões, a exemplo dos cigarros eletrônicos, cuja comercialização, importação e propaganda são proibidas no Brasil desde 2009 pela Resolução Nº 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas que vendedores ilegais tentam usar os Correios para abastecer lojas e também disponibilizá-los para usuários. A inspetora sanitária explica que os produtos apreendidos serão descartados em conformidade com as normas ambientais.

Segundo Gizella, até o início deste mês, 1.804 cigarros eletrônicos foram apreendidos em Palmas em ações de fiscalização em festas, comércios e por meio das ações conjuntas com os Correios. Ela lembra que os Dispositivos eletrônicos para Fumar (DEF) são extremamente nocivos e podem causar danos à saúde.

 

Tabagismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o tabagismo está inserido na Classificação Internacional de Doenças (CID10) por ser reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, sendo responsável por aproximadamente 5 milhões de mortes por ano no mundo. É considerada a maior causa de morte evitável e com maior crescimento em nível mundial.

Texto: Redação Semus

Edição: Secom Palmas

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais