Cultura, informação e bem estar.

Série dirigida por cineasta do Tocantins é transmitida no Canal Arte 1 e Amazon Prime Video

Dirigida-por-Nival-Correia-e-criada-por-Hermes-Leal-Amazon-Fashion-retrata-o-universo-fashion-da-origem-do-material-a-criatividade-de-estilistas-e-artesaos-regionais. Foto Marcio Mazaron

Com 11 episódios de 30 minutos, “Amazon Fashion” revela o mundo da moda da região Norte do País e as iniciativas que fortalecem o segmento da cadeia produtiva da moda na Amazônia, com suas diferenças de outras regiões do Brasil. Especialmente pelo uso dos recursos naturais, imprimindo na moda e na beleza estampas coloridas, as influências indígenas, o couro de animais aquáticos em bolsas e calçados, e sementes e o capim dourado em uma infinidade de produtos femininos e decorativos.

Cada episódio é dedicado a um tipo de produto, como ele se insere no universo fashion, da origem do material à criatividade de estilistas e artesãos regionais, que aliaram elementos locais a looks criativos e atuais. Além disso, a moda original da região Norte revela a beleza dos produtos regionais em desfiles e eventos, onde podemos mostrar o resultado final deste importante polo produtor sendo usado pelos consumidores.

Filmada em cidades da região Norte do país, como Itacajá, Xambioá, Tocantinópolis, Palmas, Ponte Alta, Mateiros e povoado de Mumbuca, no estado do Tocantins; Belém, no Pará; e Manaus, no Amazonas, a série mostra criações de vestuário, acessórios e biojoias, desde o artesanato feito pelos índios Krahôs; matérias-primas típicas da região, como o capim dourado e sementes do cerrado; a moda inspirada no estilo indígena e com materiais como o couro de peixe; até as joias mais sofisticadas, produzidas a partir de material regional, e produtos e fabricações sustentáveis.

O diretor Nival Correia dirigiu, recentemente, a série de ficção infantil “O Boneco de Barro e o Rei” para a TV Brasil, a série “Esporte é Saúde”, o longa metragem “O diário de Ana”, o longa metragem “Anonimous ”, o longa “Sol da Bahia” para o canal Cinebrasil  TV e o curta metragem ‘Menina Bonita de Tranças’.

Produzidapela HL Filmes, através de recursos do FSA, a série, que conta com equipe tocantinense, tem criação de Hermes Leal, que também assina o roteiro e a produção, direção de Nival Correia, direção de fotografia de Marcio Mazaron e coordenação de produção de Juliane Almeida. “Amazon Fashion” foi exibida no canal Fashion TV e estreia nesta quinta-feira, 2 de fevereiro Canal Arte 1, às 22h.

AMAZON FASHION

Série para TV, 11×30 min., Brasil

Criação e Roteiro: Hermes Leal

Direção: Nival Correia

Produção: Hermes Leal

Produção Executiva: Julie Tseng

Direção de Fotografia: Marcio Mazaron

Coordenação de Produção: Juliane Almeida

A PRODUTORA

A HL Filmes é uma produtora de cinema e televisão sediada em São Paulo e em Palmas, no Tocantins, com cinco longas-metragens e quatro séries documentais produzidas recentemente.

Entre os filmes, destaca-se o longa-metragem “Idade de Água” (2018), do famoso Orlando Senna, diretor do premiado “Iracema – Uma Transa Amazônica” (1980), o último dos cineastas do Cinema Novo, que já acumula grande participação e prêmios em festivais de cinema no Brasil e em vários países, como Espanha, Chile e Cuba, sendo consagrado melhor filme no Festival Internacional de Cine del Agua, na Argentina, em 2021. O filme foi exibido no Amazon Prime Video e está disponível no Vivo Play, Now e Pluto.

Em 2020, a produtora recebeu dois prêmios do ProAC do governo de SP, através da Lei Aldir Blanc, para o desenvolvimento de dois projetos, ambos de Hermes Leal: a 2ª temporada da série documental “Cineastas” (10 episódios de 45 minutos, 2017), a qual a 1ª temporada já percorreu diversas janelas, os canais Prime Box Brazil (2017), Curta! (2019-2020) e A&E (2020/2021), e disponível no Vivo Play, e o longa documental “A Imagem do Brasil”, em que o cineasta analisa questões subjetivas do pensamento do brasileiro em relação a sua própria imagem.

Atualmente, a HL Filmes se prepara para produzir seu primeiro longa e sua primeira série de ficção. O filme do premiado cineasta Lírio Ferreira (“AcquaMovie”), “Antes que o Sonho Acabe”, com distribuição da O2 Play. E a série original “A Resistência”, desenvolvida pelo escritor e roteirista Hermes Leal. Está produzindo também o longa “Vermelho”, novo filme de Orlando Senna.

Na região Norte, a produtora tem como foco a produção de filmes e séries de TV que retratam o desenvolvimento da diversidade cultural, geográfica e econômica do Brasil, como também no seu favorecimento e inclusão da cultura brasileira desta região nos contextos das questões globais.

Entre as obras, destaca-se a série “Amazon Fashion” (2020), com direção de Nival Correia, sobre a moda sustentável na Amazônia, exibida no Fashion TV. E o documentário-ensaio “Sol da Bahia” (2021), de Orlando Senna, sobre uma visão diferente sobre a independência do Brasil.

A HL Filmes lançou também os documentários “Araguaia”, (Vivo Play, Now, Looke), sobre a guerrilha que mobilizou a maior tropa no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, e “A Lei e o Medo” (Vivo Play, Now, Looke e Sky Play), sobre o temor da perda de conquistas democráticas perante a eleição de Bolsonaro, em 2018, ambos de Hermes Leal.

E ainda produziu a série filosófica “Pensamento Contemporâneo”, de Hermes Leal, baseado no Café Filosófico da TV Cultura, exibida no CineBrasilTV (2017) e no Canal Curta! (2018) e disponível na Amazon Prime Video e no Looke. E a série sobre cinema, “Cinema em Transe”, exibida no Prime Box Brazil (2019) e A&E (2020-2021).

Lançou, em 2022, a série “Na Força da Lei”, de Hermes Leal, no canal CineBrasilTV, sobre as alterações nas leis do Brasil com a mudança de governo.

Cinthia Abreu

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais