Cultura, informação e bem estar.

Semus, Fiocruz e SES-TO realizam encerramento de projeto sobre cuidados aos idosos no pós-pandemia

Entre-os-dias-29-de-novembro-e-1o-de-dezembro-um-evento-de-encerramento-do-Curso-de-Formacao-de-Cuidadores-de-Pessoas-Idosas

Com o tema ‘Cuidando de quem cuida: um outro olhar para o envelhecimento’, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realiza entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro um evento de encerramento do Curso de Formação de Cuidadores de Pessoas Idosas, realizado pelas instituições.

O curso faz parte do projeto formativo da Fiocruz intitulado ‘Cuidado dos idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades.’ Na capacitação, realizada entre março e agosto deste ano, 59 alunos passaram pelo Curso de Formadores de Cuidadores para o Tocantins dentre profissionais da Atenção Primária em Saúde e sociedade civil, sendo que 31 foram alunos de Palmas. Conforme a Semus, o objetivo do curso é que esses alunos formem outros cuidadores.

Como resultado da formação, atualmente a rede municipal da saúde de Palmas conta com dois grupos ativos que atendem cuidadores e familiares de pessoas idosas. O papel da Fiocruz, em parceria com a Semus e a SES-TO, é oferecer apoio à formação dos profissionais, bem como o apoio aos grupos de cuidadores para fortalecer o cuidado com a saúde da pessoa idosa.

 

Cronograma 
Para debater o assunto, no dia 29, às 8 horas, ocorrerá na sede da Semus, um encontro de diálogo entre a Fiocruz e as gestões da Semus e da SES-TO; no dia 30, às 8 horas, será promovida uma roda de conversa com profissionais da Atenção Primária de Palmas; já no dia 1º de dezembro, também às 8 horas, terá o encontro dos projetos realizados pelos Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa, na Igreja Presbiteriana do Brasil, na quadra Arse 13 (108 Sul).

 

Texto: Redação Semus
Edição: Secom

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais