Semus, Fiocruz e SES-TO realizam encerramento de projeto sobre cuidados aos idosos no pós-pandemia
Entre-os-dias-29-de-novembro-e-1o-de-dezembro-um-evento-de-encerramento-do-Curso-de-Formacao-de-Cuidadores-de-Pessoas-Idosas
Com o tema ‘Cuidando de quem cuida: um outro olhar para o envelhecimento’, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realiza entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro um evento de encerramento do Curso de Formação de Cuidadores de Pessoas Idosas, realizado pelas instituições.
O curso faz parte do projeto formativo da Fiocruz intitulado ‘Cuidado dos idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades.’ Na capacitação, realizada entre março e agosto deste ano, 59 alunos passaram pelo Curso de Formadores de Cuidadores para o Tocantins dentre profissionais da Atenção Primária em Saúde e sociedade civil, sendo que 31 foram alunos de Palmas. Conforme a Semus, o objetivo do curso é que esses alunos formem outros cuidadores.
Como resultado da formação, atualmente a rede municipal da saúde de Palmas conta com dois grupos ativos que atendem cuidadores e familiares de pessoas idosas. O papel da Fiocruz, em parceria com a Semus e a SES-TO, é oferecer apoio à formação dos profissionais, bem como o apoio aos grupos de cuidadores para fortalecer o cuidado com a saúde da pessoa idosa.
Cronograma
Para debater o assunto, no dia 29, às 8 horas, ocorrerá na sede da Semus, um encontro de diálogo entre a Fiocruz e as gestões da Semus e da SES-TO; no dia 30, às 8 horas, será promovida uma roda de conversa com profissionais da Atenção Primária de Palmas; já no dia 1º de dezembro, também às 8 horas, terá o encontro dos projetos realizados pelos Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa, na Igreja Presbiteriana do Brasil, na quadra Arse 13 (108 Sul).
Texto: Redação Semus
Edição: Secom