Cultura, informação e bem estar.

Saiba quais unidades de saúde aplicam a vacina BCG na Capital

A-vacina-e-ofertada-em-alguma-regiao-da-cidade-a-cada-dia-da-semana-com-programacao-fixa.

A vacina contra a tuberculose, conhecida como BCG, faz parte do esquema vacinal da Caderneta da Criança e do Adolescente. Ela é dose única e deve ser administrada logo após o nascimento do bebê, preferencialmente em até 24 horas. Para melhor logística de distribuição e aproveitamento do imunizante, a vacina é disponibilizada em cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) em pontos estratégicos da Capital.

A vacina é ofertada em alguma região da cidade a cada dia da semana, com programação fixa. Dessa forma, às segundas-feiras, das 13 às 17 horas, o imunizante é administrado na USF da Arno 42 (405 Norte); às terças, das 8 às 12 horas, na USF da Arse 82 (806 Sul); às quartas, das 8 às 12 horas, na USF Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul); às quintas, das 13 às 17 horas, na USF Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I; e às sextas-feiras, das 13 às 17 horas, na USF Deise de Fátima, na Arse 13 (108 Sul).

O gerente de imunizantes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Hugo Botelho, explica que apenas um frasco do imunizante possui 20 doses e que o período de validade após a abertura é curto, de apenas 6 horas. “Então essa organização é para otimizar a utilização do frasco multidose e evitar ao máximo a perda de doses”, comenta.

Após a aplicação da vacina, na maioria das vezes, haverá uma reação no local que se transformará numa cicatriz. A Semus recomenda que não deve ser colocado nenhum produto, medicamento ou curativo na região e que essa é uma resposta esperada e normal ao imunizante.

Em relação à administração da dose, a Semus também reforça que a mesma não é recomendada em prematuros com menos de 2kg, que devem atingir este peso para receber a vacina e em casos de baixa imunidade e de recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam ter causado a diminuição da proteção do feto durante a gestação.

 

Sobre a doença
De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis é contagiosa e não afeta apenas os pulmões, como também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Os sintomas da doença são tosse, algumas vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.

 

Programação fixa
Segunda-feira, 13 às 17 horas

USF da Arno 42 (405 Norte)

Terça-feira, 8 às 12 horas
USF da Arse 82 (806 Sul)

Quarta-feira, 8 às 12 horas
USF Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul)

Quinta-feira, 13 às 17 horas
USF Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I

Sexta-feira, 13 às 17 horas
USF Deise de Fátima, na Arse 13 (108 Sul)

 

Texto: Redação Semus
Edição: Secom

Foto Raiza Milhomem

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais