Cultura, informação e bem estar.

Palmas é terceira cidade com mais Cultura Empreendedora do Brasil, aponta ICE 2023

Tres-cidades-da-regiao-Norte-do-pais-apresentaram-os-maiores-escores-no-determinante-Cultura-Empreendedora-Boa-Vista-Macapa-e-Palmas

A capital do Tocantins, Palmas, ocupa o 3º na posição no ranking da Cultura Empreendedora no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) em 2023, dados foram divulgados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O ICE é uma ferramenta que mede o ambiente de negócios em municípios brasileiros e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para fomentar o empreendedorismo.

Com um crescimento de 46 posições em relação ao último índice divulgado, Palmas agora ocupa a 3ª posição no ranking geral, avançando também em outros aspectos avaliados pela pesquisa.

A Análise do Enap da Cultura Empreendedora foi examinado por meio de dois resolutivos: Iniciativa e Instituições. A primeira sub-determinante envolveu três termos de busca no Google Trends: Empreendedora, Empreendedorismo e MEI (Microempreendedor Individual). Por sua vez, a análise do segundo sub-determinante baseou-se em quatro termos de busca que se relacionam ao envolvimento nas principais instituições de apoio ao empreendedorismo: Sebrae, Franquia, SIMPLES Nacional e Senac.

A cidade de Palmas também apresentou um grande avanço no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), saindo da 41ª posição para a 15ª posição no ranking geral. Como parte de seus esforços para apoiar os empreendedores locais, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet) tem sido uma importante aliada dos empreendedores do estado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos negócios locais.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, comemorou o resultado e destacou a importância do empreendedorismo para a cidade. “O resultado do ICE é um reflexo dos esforços que temos feito para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo em nossa cidade. Sabemos da importância dos pequenos negócios para a economia local e estamos trabalhando para estimular o empreendedorismo e a inovação”, afirmou o presidente.

A pesquisa avalia 55 indicadores em 10 dimensões: instituições, ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, educação, capital humano, inovação, acesso a financiamento, sustentabilidade fiscal e cultura empreendedora. O ICE foi criado em 2014 e é atualizado a cada dois anos. A edição mais recente avaliou 100 municípios brasileiros.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais