Cultura, informação e bem estar.

Palmas apresenta 54 novos casos suspeitos de dengue na 44ª semana epidemiológica do ano

A 44ª semana epidemiológica deste ano traz a informação de 54 novos casos suspeitos de dengue, 13 de chikungunya e nenhum de zika vírus no período referente aos dias 30 de outubro a 5 de novembro. A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que os dados apresentados no Boletim Epidemiológico dos Agravos Transmitidos por Vetores e Zoonoses são parciais e estão sujeitos a atualizações, especialmente do número de casos confirmados.

Cenário atual

No acumulado deste ano, Palmas registrou 21.640 casos notificados de dengue, 5.468 de chikungunya, 863 de zika vírus e sete de febre amarela. Destes dados, 11.632 casos foram confirmados para dengue, 2.535 para chikungunya, 43 para zika vírus e nenhum para febre amarela.

Sintomas e atendimentos

Os principais sinais das enfermidades provocadas pelas arboviroses, especialmente as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, são febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) recomenda à população que procure a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ainda no início dos sintomas e reforça que existem medicações contra indicadas em pacientes com dengue.

Prevenção

A área técnica da Semus reforça que a principal forma de prevenção é eliminar o mosquito. Dessa forma, alguns cuidados são necessários como evitar recipientes com água parada no quintal ou dentro da própria residência, manter a tampa do vaso sanitário sempre abaixada, realizar limpeza frequente de calhas, ralos, caixas de gordura e caixas d’água e, principalmente, permitir o acesso do agente de combate às endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.
Texto: Redação Semus

Edição: Secom

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais