Cultura, informação e bem estar.

Município de Palmas presente na COP27 que acontece no Egito

A convite da rede global ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives)  – Governos Locais pela Sustentabilidade, e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, está em deslocamento para o Egito, onde cumprirá extensa agenda na COP27, conferência global sobre o clima promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além da participação em sessões temáticas e acompanhamento das agendas bilaterais, a delegação palmense, liderada pela prefeita, terá a oportunidade de apresentar suas iniciativas em sustentabilidade e captar recursos para ações estratégicas do Município de Palmas.

A COP27 reúne governos e metrópoles do mundo todo, além dos maiores cooperantes e financiadores internacionais, organismos multilaterais e redes de cidades, gerando um ambiente altamente qualificado para o debate e a prospecção de oportunidades e projetos, investimentos e cooperações. Uma das agendas das quais a delegação palmense participará trata da aceleração da inovação urbana sobre o clima em 2023, paralelamente à realização da 1ª Cúpula Anual de Inovação, que reunirá atores estatais e não estatais de alto nível sob a bandeira da transição net-zero (compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera).

Palmas Recicla

No âmbito do Amazônia pelo Clima (ApC), a Prefeitura de Palmas terá a oportunidade de apresentar suas iniciativas em sustentabilidade, em especial o projeto Palmas Recicla, desenvolvido nas sessões de mentoria do ApC. O projeto tem por objetivo principal garantir a redução de emissões de gases de efeitos estufa através do tratamento de resíduos sólidos. A divulgação do Palmas Recicla será essencial para o Município obter financiamento necessário para completar a implementação do projeto.
“Enquanto prefeita de uma das capitais inseridas na Amazônia Legal, participar da COP27 é uma oportunidade ímpar de inserir Palmas na agenda climática. Ao mesmo tempo que podemos chamar a atenção para nossas iniciativas de políticas ambientais, trabalhamos com perspectivas de captar recursos e estabelecer novas cooperações internacionais”, avalia a prefeita Cinthia Ribeiro.

Amazônia Legal

Prefeitas e parlamentares mulheres da Amazônia Legal também terão uma agenda específica para tratar da participação feminina nos espaços de negociação e de tomada de decisão de políticas relacionadas à questão climática. O painel trará experiências concretas de mulheres no poder, por soluções para uma transição justa na Amazônia Legal, ou seja, garantindo a redução da desigualdade de raça e gênero na distribuição de empregos a partir da execução do plano de recuperação verde da região.

Além da prefeita Cinthia Ribeiro, integram a delegação de Palmas o secretário municipal de Assuntos Fundiários, Fábio Barbosa Chaves; o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup), Giovanni Assis; a chefe de Gabinete da prefeita, Maíra Silva Galvão Araújo, e a assessora de comunicação do Gabinete, Maria Letícia Ferreira Gomes.

 

Texto: Secom Palmas

Edição: Secom Palmas

 

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais