Cultura, informação e bem estar.

Dicas para se refrescar em dias de muito calor

Os banhos devem ser frios ou em temperatura morna e o uso de bucha deve ser abolido porque agride a pele, assim como os sabonetes antissépticos, leia mais: foto-Raiza-Milhomem

A Capital tem sofrido com as ondas de calor e mesmo com as chuvas nos últimos dias, a umidade do ar continua baixa. Isso significa que há possibilidades de ressecamento da pele, dos olhos, nariz, boca e, em alguns casos, até sangramentos. Mas existem alguns ‘truques’ para refrescar o ambiente e o corpo nesse período. O especialista em medicina tropical da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Alexandre Janotti, dá dicas de como fazê-los.

O primeiro deles é manter o corpo hidratado com muita ingestão de água e líquidos como água de coco, sucos naturais e chás. A recomendação é beber 35 ml de água para cada quilo. “Basta pegar o seu peso e multiplicar por 35, por exemplo, uma pessoa de 70 kg, tem que beber em torno de 2,4 litros de água por dia, no mínimo”, explica Janotti. Criar o hábito de utilizar uma garrafinha pode auxiliar na contabilização da ingestão diária. Ele ainda faz o alerta para evitar fazer caminhadas ou exercícios ao ar livre em horários mais quentes, o ideal é fazer cedinho ou no final do dia, lembrando sempre de se hidratar bem antes e depois da prática de atividade.

O uso do ar condicionado é um excelente aliado nesse período do ano. Para melhorar, pode-se acrescentar um umidificador de ar, toalhas molhadas ou bacias cheias d’água para deixar o ambiente mais úmido. Ter plantas em casa também contribui para o aumento da umidade do ar, isso porque elas transpiram água através das folhas. “Regá-las também pode ser uma ótima maneira para diminuir a sensação de calor”, completa.

Para quem tem crianças em casa, uma maneira bem divertida para se refrescar é tomar banho na piscina ou de mangueira. “Os banhos devem ser frios ou em temperatura morna e o uso de bucha deve ser abolido porque agride a pele, assim como os sabonetes antissépticos”. Após o banho, o médico recomenda ainda o uso do hidratante corporal com a pele ainda úmida, para que o produto seja absorvido e tenha eficácia.

 

Animais de estimação

Quem também sofre nesse período são os animais de estimação. O veterinário da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Leandro Chaves, alerta que os donos devem, se possível, aumentar o número de vasilhames e fazer a troca frequentemente de água fresca para seus pets. “Os cães de pelagem longa sofrem muito com o calor, fazer a tosa completa e a higiênica vai ajudá-los a passar por esse período com mais qualidade”, frisa.

O local em que eles descansam também deve ser observado pelos tutores. “O ideal é manter os animais em ambientes sombreados e evitar que fiquem presos a paredes que pegam a luz solar por longo período, especialmente à tarde, que é o período mais quente do dia”, ressalta.

Texto: Redação Semus
Edição: Denis Rocha/Secom

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais