Lab Cerrado Criativo prorroga inscrições para laboratórios de roteiros de curta-metragem até a próxima segunda-feira, 20
Aspirantes a roteiristas e produtores de audiovisual têm até a próxima segunda-feira, 20, para se inscrições. O processo de inscrições do I Lab Cerrado Criativo – Laboratório de Roteiros de Curta-Metragem foi prorrogado e para participar basta preencher o formulário disponível na bio do Instagram @Cerrado Criativo ou acesse aqui. O início do Laboratório está previsto para o dia 3 de Junho.
O laboratório visa oferecer mentoria online para projetos audiovisuais ficcionais e/ou documentais de curta-metragem dedicado ao desenvolvimento criativo e profissional de conteúdos originais com autoria de roteiristas e produtores (as) residentes no estado do Tocantins em todas as suas diversidades.
A iniciativa é voltada para a formação e desenvolvimento de roteiristas e produtores audiovisuais, oferecendo uma imersão completa no processo de criação, desenvolvimento e produção de roteiros para curtas-metragens. Com foco na iniciação profissional, o laboratório visa proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente dos aspectos técnicos e criativos envolvidos na construção de um roteiro, bem como na produção executiva de seus projetos.
São incentivadas a participação de pessoas amadoras na produção audiovisual e também de pessoas do interior do Estado, bem como a inclusão de comunidades quilombolas e indígenas, sendo reservadas duas vagas para jovens talentos dessas comunidades, garantindo a representatividade e diversidade no projeto.
De acordo com a diretora-geral do projeto, a roteirista e produtora Cláudia Roberta, a proposta é a oferta de uma jornada intensiva e enriquecedora no universo da escrita e produção cinematográfica. “O objetivo é de criar um ambiente de aprendizado e colaboração que reflita a rica cultura tocantinense, enriquecendo o processo criativo e promovendo o desenvolvimento de curtas-metragens que contemplem uma variedade de perspectivas e experiências”, relata a cineasta.
Ela reforça ainda que o projeto pretende desempenhar um papel significativo na formação da identidade cultural e no fortalecimento do sentimento de pertencimento do povo tocantinense. “O laboratório contribui para a construção de uma comunidade mais unida e culturalmente enriquecida. Além disso, o Lab Cerrado Criativo é justificado pela necessidade de fortalecer a indústria audiovisual local, capacitar novos talentos, promover a importância do curta-metragem, celebrar a diversidade cultural e criar impacto social e cultural na região”, complementa.
Bolsa de estudo
O projeto prevê a distribuição de bolsas de estudos no valor de R$ 500,00 como forma de estimular o acesso, a participação e a qualidade das entregas propostas. O laboratório é aberto a todos os públicos que tenham ideias para desenvolvimento de um curta-metragem. Ao todo serão selecionados oito projetos que deverão ser conduzidos por uma dupla – roteirista e/ou produtor(a), embora ambos possam exercer as duas funções.
Laboratório
As atividades ocorrem durante o mês de junho de 2024 e encerram com um evento presencial onde as equipes terão a chance de apresentar seus trabalhos para especialistas do audiovisual.
Cerrado Criativo
Sob a gestão da cineasta e produtora cultural Cláudia Roberta, a empresa Cerrado Criativo é sediada em Porto Nacional (TO) e atua com Consultoria em Economia Criativa e Desenvolvimento e Produção em projetos Audiovisuais. É responsável pela produção de projetos como a Semana do Audiovisual de Porto Nacional e o Curta-Metragem A Fórmula e o Roteiro “De Geração em Geração” vencedor da Região Centro Oeste do Concurso Cultural de Cinema
Projeto
O projeto é uma realização da empresa Cerrado Criativo com patrocínio do edital 023 – Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo, da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins.
Ficha Técnica
Mentoras- Cláudia Roberta e Kecia Ferreira
Coordenação Geral do LAB – Samira Ramalho
Assessoria de Imprensa – Cinthia Abreu
Redes Sociais – Hyvanna Corrêa
Coordenação publicitária – Rodrigo Paschoal