Cultura, informação e bem estar.

Fortalecimento das ações do Senar e aprovação de contas da FAET marcam reunião do Conselho de Representantes e dos Sindicatos Rurais

O-campo-e-o-agronegocio-tocantinense-vao-continuar-avancando-aumentando-a-producao-e-gerando-riqueza.jpeg

A última reunião do ano do Conselho de Representantes da FAET e de Sindicatos Rurais definiu que em 2023, as entidades rurais tocantinenses precisarão estar mais preparadas e bem articuladas para alcançar ainda mais produtores e propriedades rurais. “O Senar tem metas ambiciosas para o próximo ano e, mesmo diante das oscilações econômicas e políticas do país, o campo e o agronegócio tocantinense vão continuar avançando, aumentando a produção e gerando riqueza”, destacou Paulo Carneiro, presidente do Sistema FAET/Senar.

No evento realizado no auditório do Sebrae em Palmas, também foi aprovada a reformulação das contas de 2022 e a proposta orçamentária para 2023. Além disso, o sistema apresentou mais algumas iniciativas que dão suporte à estratégia do sistema: o programa Mobiliza Agro e o “Aqui tem Senar”. No primeiro, as entidades sindicais se comprometeram a expandir a mobilização no campo para os cursos de capacitação. A superintendente do Senar, Rayley Luzza, explicou as novas regras e também os benefícios para os sindicatos que forem arrojados nesta iniciativa.

“Nosso propósito é realizar mais de 1.500 cursos em 2023 e assistir mais de 4 mil produtores rurais no estado e para isso os sindicatos precisam estar mobilizados e atentos às exigências legais do sistema”, destacou a superintendente. Para isso, ela explicou que o presidente Paulo Carneiro exigiu que as entidades recebessem apoio para prestar um serviço melhor para o produtor rural. Desta determinação nasceu o “Aqui Tem Senar”, que está entregando às entidades regularizadas um kit com mesa, cadeiras, armário, computador, impressora, nobreak, ar condicionado e um celular smartphone. “É uma estrutura mínima que vai permitir que todos eles possam ter condições de atender bem o produtor”, disse Paulo Carneiro.

Para o presidente do SR de Abreulândia, Edilson Gabino, o material vai ajudar muito nas atividades e na melhoria das condições de trabalho na própria sede do sindicato”. O presidente do SR de Marianópolis, Darci Dário agradeceu a iniciativa do sistema FAET/Senar e disse que com esse apoio os sindicatos terão ainda mais energia para ampliar suas ações. Já Ozenira Caldeira, do SR de Dueré, o apoio vem em boa hora e os resultados certamente vão aparecer.

Durante o evento também foram tratados os projetos para 2023. O superintendente da FAET, Fred Sodré, garantiu que o sistema já está empenhado na busca de apoio e parcerias para garantir que no próximo ano as entidades tenham condições de manter o calendário de eventos rurais com a realização de exposições agropecuárias. “Além da estrutura, dos rodeios, também queremos que os eventos sejam cada vez mais voltados aos negócios no campo, o que estimula a geração de emprego e renda para a comunidade local e mais oportunidades para os produtores rurais. “Os eventos são importantes canais para os produtores rurais, do pequeno ao grande, por gerarem oportunidades de negócios, troca de informações e intercâmbio de novas tecnologias”, destacou.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais