Cultura, informação e bem estar.

Construção civil no TO termina ano com saldo positivos de emprego

Construcao-Civil-TO.jpeg

O setor da construção civil chega ao fim do ano com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada no Tocantins. Entre janeiro a novembro de 2022 foram quase mil novos postos de trabalho, um crescimento de 8,5% no período.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no primeiro mês do ano o Tocantins tinha 10.819 vagas com carteira assinada, em novembro chegou a 11.738. O levantamento foi feito pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Tocantins (Ademi-TO).

O crescimento no Estado é também o reflexo dos números nacionais. Em janeiro o País tinha 2.344,830 trabalhadores no serviço formal no segmento da construção civil. Em novembro deste ano este número chegou a 2.596,706.

Conforme uma pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o acumulado dos últimos dois anos registrou 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022.

Para o presidente da Ademi-TO, Marcelo Machado, os dados representam a força do setor na economia brasileira. “O setor da construção civil é responsável pela geração de empregos em todo o país. Movimentamos toda a cadeia que contrata, gera renda, movimenta o comércio e faz com que o Brasil siga forte”, pontua.

Os dados mostraram que, pelo segundo ano consecutivo, o crescimento do setor está acima da economia nacional. Os resultados apurados pela CBIC revelam que a geração de emprego do setor nos primeiros semestres de 2021 e 2022 são os melhores para o período desde 2012.

A partir dos números dos últimos dois anos, uma empresa especializada em Big Data realizou um levantamento que mostrou a expansão do setor neste ano e para o ano seguinte. Conforme a Prospecta Analytica, para 2023, a perspectiva é de um crescimento de 4,5%, caso a economia permaneça sem grandes perdas ou crises.

“O que vai impulsionar essa alta será a estabilidade do preço dos materiais de construção e uma melhora na economia do país, gerando uma confiança no consumidor e impactando na venda de imóveis e em novos financiamentos”, afirma.

A expectativa para o próximo ano no Tocantins, segundo o presidente da Ademi-TO, é positiva. “A tendência é que 2023 seja um ano ainda melhor do que 2022, as negociações de compra e venda cresceram bastante, superaram as expectativas de crescimento para 2022 no Tocantins, a previsão para 2023 é superar os resultados deste ano”, finaliza.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais