Confiança do empresário industrial segue abalada, mostra pesquisa da FIETO
Comportamento-pode-ser-reflexo-do-atual-cenario-economico-com-taxa-de-juros-alta-e-demanda-retraida
Depois de registar 45,1 pontos em abril, em maio houve um leve aumento e a confiança atingiu 45,5, ficando praticamente estável. Em comparação com o mesmo período do ano passado teve queda de 16,1 pontos. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e divulgado nesta sexta-feira, 26.
O estudo destaca que desde o início do ano a confiança dos empresários industriais tocantinenses em relação à economia e seus negócios vem se mantendo abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que indica falta de confiança do segmento, que também persiste entre empresários de todo país. Em maio o ICEI nacional alcançou 49,2 pontos. Para a técnica em pesquisa da FIETO Gleicilene Cruz esse comportamento pode ser reflexo do atual cenário econômico com taxa de juros alta e demanda retraída.
O ICE destaca ainda que de abril para maio deste ano o indicador de Condições Atuais passou de 36,1 para 38,6 pontos, mas permaneceu abaixo da linha divisória dos 50 pontos, indicando que para os empresários entrevistados a situação em relação à economia e seus negócios piorou. Já o indicador de Expectativas ficou 0,6 ponto abaixo do resultado apurado no mês anterior ao atingir 49 pontos, apontando pessimismo do empresário para os próximos seis meses.
Por Júnior Veras