Cultura, informação e bem estar.

Na abertura do ano legislativo, vereadores de Gurupi aprovam requerimento para viabilizar o piso da enfermagem na cidade

Apresentacao-de-Requerimento-Piso-da-Enfermagem-foto-Ascom_Leda-Perini-1

A Câmara de Vereadores de Gurupi aprovou na quinta-feira, 9, durante a abertura do ano legislativo de 2023, um requerimento apresentado pela vereadora Leda Perini (Patriota) para que seja solicitado à gestão municipal, o pagamento do piso salarial aos profissionais da enfermagem que atuam no município. O documento foi aprovado por unanimidade, em sessão prestigiada pela prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e diversas autoridades políticas locais e estaduais.

O pleito da vereadora Leda Perini ocorre um dia após ela se reunir com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) e do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Tocantins (Seet), para tratar de demandas da categoria, como remuneração, carga horária e condições de trabalho.

Na justificativa do requerimento, a parlamentar cita a Lei 14.434, sancionada em agosto de 2022, que fixou o piso salarial de R$ 4.750,00 para enfermeiros, 70% deste valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras. A Lei é amparada pelas emendas constitucionais 124 e 127.

Embora os efeitos da lei ainda estejam suspensos por uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), o conselheiro regional e secretário do Coren-TO, Cassiano Milhomem, defende que municípios e o próprio Estado já providenciem os instrumentos legais para garantir o pagamento do piso salarial no Tocantins. De acordo com o conselheiro, a justificativa do Supremo era não ter recursos para financiar o piso, mas a Emenda Constitucional (EC) 127 já destina recursos de fundos do Governo Federal para cobrir esses custos no orçamento público.

A EC deve ser regulamentada nas próximas semanas, conforme sinalização dada pela ministra da Saúde, Nísia Andrade, em entrevista ao programa Roda Viva. “Enquanto o Ministério da Saúde trabalha para viabilizar o piso salarial, estados e municípios já podem providenciar o pagamento e depois alterarem as fontes com os recursos que virão da União”, defendeu o conselheiro Cassiano Milhomem.

Em Gurupi, a vereadora Leda Perini reforçou o papel da Câmara de Vereadores para defender a categoria no município. “A pauta é muito pertinente e estamos sempre reivindicando da Secretaria de Saúde a melhoria salarial, fornecimento de insumos, capacitação profissional, enfim, todas as melhorias possíveis para a área da saúde, para que isso se reflita no atendimento à comunidade”, completou.

Assessoria de Comunicação do Coren-TO

Luiz Melchiades

 

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais