Cultura, informação e bem estar.

Código de Defesa do Consumidor completa 33 anos nesta segunda-feira, 11,

O Procon Municipal de Palmas aproveita a data para ressaltar a importância do instrumento para a proteção da população palmense. foto-Luciana-Pires.

O Procon Municipal de Palmas aproveita a data para ressaltar a importância do instrumento para a proteção da população palmense. “Houve um grande avanço desde a criação do CDC, estabelecendo normas e garantindo os direitos fundamentais, como prevê nossa Constituição. E ao longo desses anos a população também acompanhou esses avanços e nunca esteve tão consciente dos seus direitos como hoje”, destacou o superintendente do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias.

Em Palmas o Procon atendeu, de janeiro a agosto de 2023, cerca de 1.145 pessoas e muitos desses atendimentos foram resolvidos dentro do próprio órgão, sem a necessidade de notificações ou encaminhamentos ao juizado. O órgão ainda realizou um trabalho educativo em estabelecimentos comerciais e outras entidades representativas da sociedade civil.

Ainda como forma de proteger o consumidor, o Procon tem realizado fiscalização de forma continuada em supermercados, postos de gasolina e outros estabelecimentos, para verificar se os preços praticados estão de acordo com o que é anunciado, além de verificar se a validade dos produtos expostos nas prateleiras estão com o prazo de validade em dia e próprios para consumo.

 

Atendimento 

Para registrar reclamações a respeito de qualquer empresa ou esclarecer dúvidas sobre seus direitos, os consumidores podem se dirigir a uma das unidades do Procon Municipal de Palmas localizadas nas Unidades do Resolve Palmas da Avenida JK ou em Taquaralto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Lembrando que a distribuição para ser atendido nos guichês é feita até às 18 horas.

É preciso levar cópia dos documentos pessoais, além dos comprovantes de compra do produto ou do serviço contratado, como boletos e notas fiscais.

Os consumidores também podem tirar dúvidas ou ainda denunciar alguma violação de direito através do telefone (63) 9 9282-9640.

Texto: Redação Procon

Edição: Denis Rocha/Secom

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais