Cultura, informação e bem estar.

Cervejas artesanais impulsionam o crescimento do mercado de bebidas no Tocantins

A-abundancia-de-recursos-naturais-no-Tocantins-e-um-fator-chave-para-o-sucesso-do-mercado-cervejeiro-no-estado

O comércio varejista de bebidas dobrou de tamanho nos últimos três anos no Tocantins. Conforme dados do Sebrae-TO, são 1391 novas empresas do segmento, totalizando 2788 estabelecimentos contra 1397 em 2020. Esse crescimento reflete o aumento estimado de aproximadamente 15% do consumo de cerveja no País, acompanhado de uma expansão de 22% do número de cervejarias, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Ainda conforme o órgão, o Tocantins é a casa de quatro estabelecimentos produtores de cerveja, o que coloca o estado na 14ª posição nacional e em 2º lugar na região Norte no ranking da relação cervejarias por habitante.

 

O crescimento desse mercado tem sido impulsionado também pela crescente demanda por cervejas artesanais. O cenário tem incentivado tanto o surgimento de novas cervejarias quanto a expansão das já existentes. Um exemplo dessa tendência é a cervejaria Jalapa, que está em atuação desde 2018.

 

Após estrear no mercado com apenas um tipo de cerveja, a Pilsen, a Jalapa já oferece também os estilos American Lager e American Pale Ale. Este ano foi considerada a melhor cervejaria do Tocantins no Concurso Brasileiro de Cerveja (CBC), uma das maiores competições cervejeiras do mundo, realizada anualmente em Blumenau (SC).

 


Emprego

Dados da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) revelam que o setor já emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil. De acordo com Rafael, o crescimento do mercado no Tocantins também tem gerado empregos e favorecido a economia local, o que contribui significativamente para o desenvolvimento do Estado.

 

No caso da Jalapa, a estimativa é que a empresa gere anualmente 20 a 30 empregos diretos e 60 indiretos, movimentando aproximadamente para o ano de 2023 cerca de 1.610.000 litros de chope  nos quatro estados onde está presente. “É notável a contribuição econômica do setor para o Tocantins e nós, enquanto empresa genuinamente tocantinense, temos a expectativa de que esse ramo no Estado continue a se consolidar como um importante pólo produtor e distribuidor de cervejas nos próximos anos”, finaliza o diretor da Jalapa, Rafael Barros Barbosa.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais