Cantos e Recantos: Orquestra Viva Música e Energisa levam concertos musicais a cidades turísticas do Tocantins
A primeira etapa do projeto se inicia no próximo sábado, 11, com apresentação de concerto musical em Arraias, em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a partir das 20 horas
Com o objetivo de unir arte, cultura e turismo, o projeto “Cantos e Recantos do Tocantins” será apresentado nos meses de Maio e Junho em cidades turísticas do Tocantins. A iniciativa é da Associação Viva Música com patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
A primeira etapa do projeto se inicia no próximo sábado, 11, com apresentação de concerto musical em Arraias, em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a partir das 20 horas. Posteriormente, a caravana segue para Dianópolis, Palmas, Natividade, Porto Nacional e Mateiros. Todas as apresentações têm entrada franca, audiodescrição, espaços com acessibilidade e interpretação em Libras.
As apresentações ocorrem em pontos turísticos de cada município contemplado, como praças, igrejas e teatros históricos. Além
dos concertos musicais, todas as cidades receberão workshops educativos sobre a música tocantinense e a produção de materiais audiovisuais para divulgação do evento e do patrimônio do Estado.
Concerto
A apresentação musical conta com interpretação dos músicos da Orquestra Viva Música, sendo 15 instrumentistas, como contrabaixo, piano, violão, bateria, metais e madeiras. O repertório é composto por clássicos da música nacional, inspirados na cultura local, sempre em formato instrumental.
O presidente da Associação Viva Música, o maestro Bruno Barreto, explica que o projeto visa promover a interseção entre a música e os pontos turísticos do Estado do Tocantins.” Por meio de uma série de concertos musicais, realizados pela Orquestra Viva Música, em locais históricos e paisagísticos, buscamos estimular o turismo cultural e destacar a riqueza cultural e natural da região”, adianta.
Com uma ênfase especial na riqueza histórica de cada localidade, o projeto promete uma experiência única, combinando a excelência musical da Orquestra Viva Música com as belezas naturais e culturais de Tocantins. “O projeto visa não apenas oferecer entretenimento de alta qualidade, mas também destacar o potencial turístico de cada região que recebe os concertos. Ao unir música e história, Cantos e Recantos do Tocantins pretende também atrair turistas e registrar a memória e história de cada povoado, impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades envolvidas”, ressalta.
Concerto em Arraias
Sábado, 11
Horário – A partir das 20 horas
Local – Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Entrada Franca
Cronograma
Arraias – 11/05
Dianópolis – 18/05
Palmas – 25/05
Natividade – 29/05
Porto Nacional – 08/06
Mateiros – A definir
Ficha Técnica
Direção artística e musical: Bruno Barreto
Coordenação administrativa: Maxley Morato
Produção executiva: Eduardo Andrade
Coordenação geral: Fábio Bruniel
Coordenadora de Comunicação: Cinthia Abreu
Gestão de mídias sociais: Helaine Silva
Filmmaker: Marcelo Lopes e Silva e Rafael Motta
Intérprete de Libras: Thallyta Teixeira
Técnico de Som: Daniel Mangaba
Orquestra Viva Música
Maestro e saxofone tenor – Bruno Barreto
Saxofone alto – Lucas Fernandes
Saxofone alto e clarineta – Gutenberg Nicácio
Saxofone tenor e flauta transversal – Wallas Alves
Saxofone barítono – Gilberto Gonzaga
Trombone – Emmanoel Cruz
Trombone – Kayo Bruno
Trombone – Gabriel Cândido
Trompete – Sidney Victor
Trompete – Wedison Monteiro
Trompete e trompa – Wilton Monteiro
Contrabaixo elétrico – Felipe Araújo
Guitarra e violão – Iogo Landinho
Bateria/percussão – Matheus Les
Piano – Anderson Cleyton