Cultura, informação e bem estar.

Batuque do Tambores do Tocantins contagia foliões no alto da serra de Taquaruçu

O-objetivo-e-a-preservacao-da-cultura-musical-tradicional-do-Tocantins-desenvolvendo-atividades-de-conhecimento-estudo-pesquisa-e-vivencia-de-manifestacoes-tradicionais

Centenas de foliões subiram a serra de Taquaruçu no final de semana para prestigiar a programação de Carnaval de Taquaruçu. O grupo Tambores do Tocantins, liderado pelo músico Márcio Bello levou cerca de 20 instrumentistas para o cortejo que circulou nas principais ruas de Taquaruçu. “Essa possibilidade de retomar esse encontro festivo, que é o Carnaval, tem um gostinho ainda mais especial depois de dois anos de pandemia. E aqui em Taquaruçu é maravilhoso, esse encontro de crianças, jovens, adultos e idosos nessa festa da alegria é muito contagiante, a festa foi linda”, celebra o artista.

A eles se uniram ainda no cortejo os grupos Batucanto e da Trupe-Açu, além dos artistas circenses do Circo Os Kaco e o grupo Socapino, que com perna de pau, instrumentos de percussão, palhaços, malabares e muita alegria cumpriram o desfile nas ruas do distrito com muita alegria.

Quem não pôde prestigiar o Tambores do Tocantins no cortejo, haverá uma nova oportunidade na terça-feira, 21, quando o grupo Tambores do Tocantins sobe ao palco da praça Joaquim Maracaípe, a partir das 22 horas, para o último show do Grupo neste Carnaval. O evento é gratuito, uma realização da Prefeitura Municipal de Palmas, através da Agência Municipal de Turismo (Agtur).

Tambores

O Tambores do Tocantins surgiu em 1992, por iniciativa do músico Marcio Bello, primeiramente como forma de preservação da cultura e valorização dos mestres tradicionais do Estado e, posteriormente, como instrumento de inclusão social.

O projeto tem como missão contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do Tocantins, desenvolvendo atividades que tornem os saberes acessíveis a crianças, adolescentes e jovens estudantes. Os instrumentos confeccionados pelo grupo, além de terem um caráter artesanal, prestam homenagens aos povos que ajudaram a consolidar a cultura do povo do Tocantins. Para isso, os tambores são criados com cara de índio ou negro. Existem ainda instrumentos esculpidos com imagens de animais como anta, onça, preguiça e tamanduá.

O objetivo do grupo é contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do Tocantins, desenvolvendo atividades de conhecimento, estudo, pesquisa e vivência de manifestações tradicionais.

Terça-feira, 21 – Taquaruçu

A partir das 22 horas: Carnaval de Taquaruçu Palco da Praça Maracaípe

Cinthia Abreu

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais