Cultura, informação e bem estar.

Araguaína é referência estadual no tratamento e controle da malária

Apesar-de-se-reproduzir-em-regioes-de-mata-o-mosquito-Anopheles-transmissor-da-malaria-tambem-pode-se-proliferar-em-recipientes-com-agua

Por ser referência em diagnóstico e tratamento para várias doenças e agravos, Araguaína é o município que mais notificou casos de malária no Estado. Contudo, desde 2006, 100% dos diagnósticos positivos foram de pacientes que contraíram a doença fora do município.

A malária é uma doença causada pelo parasita Plasmodium, um protozoário, transmitido pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Além de se reproduzir em regiões de mata, o transmissor também pode se proliferar em recipientes com água parada.

Os principais sintomas da doença são náuseas, vômitos, febre alta e cansaço. Em casos mais graves, a pessoa infectada pode sofrer convulsões e hemorragias, que podem levar à morte.

Tratamento

Pacientes confirmados para malária na atenção primária são referenciados ao HDT (Hospital de Doenças Tropicais). Após o início do tratamento, a equipe municipal da Vigilância Epidemiológica e de controle da doença acompanha o caso e realiza exames e coleta de sangue entre o 3° e o 63° dia.

Prevenção

As medidas simples de prevenção contra a malária são o uso de repelentes, mosquiteiros, telas nas janelas e roupas que protejam pernas e braços.

Site: www.araguaina.to.gov.br

Fan Page: www.facebook.com/NossaAraguaina

Twitter: www.twitter.com/NossaAraguaina

You Tube: http://goo.gl/T6yXOQ

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais