Cultura, informação e bem estar.

A higienização das mãos é uma prática simples e fundamental na prevenção de doenças incluindo Covid

Controle-de-infeccoes-nos-servicos-de-saude-incluindo-as-praticas-da-higienizacao-das-maos

De acordo com a Anvisa, o controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo as práticas da higienização das mãos, além de atender às exigências legais e éticas, concorre também para melhoria da qualidade no atendimento e assistência ao paciente. “Um gesto simples, com uma relevância tão grande. Este é o peso do nosso projeto e vê-lo ganhar espaço em um evento nacional muito nos honra, pois é fruto das nossas capacitações. Passamos por momentos muitos difíceis durante a pandemia e coisas que pareciam pequenas foram ressignificadas, toda a rede de saúde passou por esta capacitação”, disse a coordenadora do PEP e uma das autoras, Quézia Cavalcante.

As tutoras do Programa de Educação Permanente, Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Palmas (PEP-APVS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) tiveram seu trabalho aprovado no 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), ocorrido na última semana em Salvador-BA. Intitulado ‘Conhecimento e prática da higienização das mãos por agentes comunitários de saúde durante o enfrentamento da Covid-19’, o projeto segue a temática da edição, proposta neste ano, que aborda os ‘Impactos da pandemia no Brasil e os desafios para o campo da enfermagem e saúde’. Segundo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a medida simples é forma prática e efetiva de prevenir e controlar infecções.

Dentre as autoras do projeto, destacam-se as tutoras do PEP, Mirian dos Santos, Tiemi Kojo, Anita Coelho e Quézia Cavalcante. O trabalho foi apresentado pela tutora Mirian dos Santos e categorizado na modalidade e-Poster. Durante a apresentação, os projetos ficaram disponíveis online para os congressistas, com possibilidade de comentários como o da enfermeira Cristiane Zogheib, mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), com atuação na Educação Permanente do Hospital Oswaldo Cruz, São Paulo (SP).

“Quero parabenizar a escolha do tema! A higienização das mãos é uma prática simples e fundamental na prevenção de doenças. A observação da técnica correta e o uso de adornos reforça a importância de treinamento e conscientização deste ato que salva vidas”, comentou a participante Cristiane, destacando a importância desta prática na área da saúde.

 

Texto: Redação Fesp
Edição: Secom

 

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais