3ª edição da vivência “Do Lixo ao Luxo” nesta sexta-feira 18 e sábado19, em Taquaruçu
O projeto traz apresentações culturais, oficinas, palestras, roda de conversa e exposição cultural, sempre pautados na sustentabilidade. Toda a programação é gratuita. VIvencia-do-Lixo-ao-Luxo
O objetivo é levar conscientização sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Neste dia 18, no Anfiteatro da Praça Joaquim Maracaípe:
– Distribuição de mudas frutíferas
– Exposição e desfile “Ressignificação do Descarte”
– Roda de conversa “Papel da comunidade na gestão de resíduos” com a engenheira ambiental Milene Pereira de Souza, especialista em resíduos sólidos e a professora doutora Ila Raquel Mello Cardoso (coordenadora do LabSIS – Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis da UniCatólica)
– Roda de conversa sobre “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”
– Show de forró com Fábio Alves e Fabiano Gonçalves e participação especial dos alunos do Centro de Convivência Social
Sábado, 19, a partir das 8h
Local: Colégio Crispim Pereira Alencar
De 8h às 12 h
– Cozinha-Show “Talos e Cascas” (adulto) com a chef Ruth Almeida: Apresentação de técnicas de como se utilizar o alimento em sua totalidade, sem desperdício, como foco de reciclar,
respeitar a natureza e alimentar-se bem.
De 8h às 12 h
– Oficina “Instrumentos Musicais com Reciclados” com o músico Márcio Bello (Tambores do Tocantins): Confecção de instrumentos musicais utilizando rolo de papel higiênico, garrafas PET, copos de iogurte, embalagens plásticas, latas de leite, tampinhas de garrafas, entre outros. Com foco em mostrar que o lixo ao invés de ser descartado pode ser transformado em inusitados instrumentos musicais com sons e acordes que tocam a inclusão.
De 14h às 18 h
– Contação de histórias tematizadas em sustentabilidade e meio ambiente com
Berenice Regis
– Plantio de mudas/sementes de ervas aromáticas e medicinais, como incentivo a uma alimentação saudável e cuidados com a saúde.
· Cada participante deve levar 01 garrafa PET para o plantio e 02 outras garrafas pets para entrega ao posto de coleta do IBS, como incentivo à reciclagem.
Foto:Tharson Lopes/ Divulgação
Assessoria de Comunicação
Cinthia Abreu
Shelsea Lima