Cultura, informação e bem estar.

Semus realiza ação referente ao Dezembro Vermelho na feira da Arse 112, nesta quinta, 1º

Na-feira-da-Arse-112-nesta-quinta-1o.jpg

Com o objetivo de conscientizar a população e ampliar a oferta de testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza, nesta quinta-feira, 1º, a partir das 18 horas, na feira da Arse 112 (1.106 Sul), atividade alusiva ao Dezembro Vermelho, mês destinado à conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e de outras ISTS.

Durante a ação, as equipes da Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas e do Núcleo de Assistência Henfil vão disponibilizar para a população testagem de ISTs e orientações sobre os métodos de prevenção oferecidos pela rede municipal de saúde da Capital. Outra atividade ocorrerá no dia 07 de dezembro, na feira da Arno 61 (503 Norte), também a partir das 18 horas.

De acordo com  a coordenadora do Henfil, Ginã Brasileira Sousa, dezembro é o mês escolhido para intensificar as informações junto à população, de forma a orientar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce de uma possível infecção, tratamentos e os serviços que são oferecidos pela rede municipal de saúde. Ginã ainda ressalta que caso um paciente receba um teste reagente ou positivo para HIV, a Semus possui uma equipe multiprofissional para acolhê-lo e dar assistência em todo o tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção HIV

Além dos preservativos femininos e masculinos, a Semus oferece aos usuários a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp), que é uma importante medida na redução do risco de contrair infecção por HIV para as pessoas com risco de contágio. Feita com o uso de antirretrovirais, a administração da PrEp é realizada em Palmas no Núcleo de Assistência Henfil.

Já a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) também é oferecida gratuitamente pelo SUS em qualquer situação que possa oferecer o risco de contágio, dentre elas a violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico). O tratamento da PrEp e PEP também são oferecidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

Texto: Redação Semus

Edição: Deni Rocha/Secom

Foto Raíza Milhomem

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais