Cultura, informação e bem estar.

Seminário discute fomento da fruticultura no Tocantins

Apresentar propostas para fortalecer a atividade da fruticultura no projeto irrigado São João é um dos objetivos do 1ºMultiFruti, realizado pelo Sistema FAET/Senar e pela Cooperativa Cooperto (Cooperativa de Produtores e Empreendedores Rurais do Tocantins) na próxima quarta-feira, 16/11. O polo que é um dos mais importantes no estado, possui uma área total de 5.129 hectares, sendo 3.654 hectares de área irrigável e é responsável por abastecer o mercado do Palmas, Tocantins e região.

Apesar da cultura mais produzida no polo ser a mandioca, existe uma grande variedade na produção de outros frutos como banana, açaí, abacaxi, coco, entre outros. Valdomir Junior, produtor rural e presidente da Cooperto, destacou que os agricultores estão ansiosos para o evento técnico. “A expectativa é que depois desse dia de campo a gente tenha melhores índices de produtividade e qualidade das frutíferas”. avaliou.

Desde 2019, cerca de 23 produtores rurais do polo são beneficiados com o programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATEG) de forma gratuita.  O seminário entra como mais uma ação para impulsionar a atividade.

Para o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, a preocupação da instituição é de sempre levar eventos que atendam às necessidades dos produtores. “Essa iniciativa pretende levar novidades tecnológicas para reforçar ainda mais a produção”. Ele também ressaltou a vocação do estado para a fruticultura devido suas boas condições de clima e fertilidade do solo.

Durante o 1º Multifruti, os participantes irão percorrer cinco estações que vão discutir temas como: aspecto da irrigação na fruticultura, produção x comercialização, condução da lavoura da mandioca, manejo fitossanitário em fruticultura tropical e micronutrientes na fruticultura do cerrado. A ação é uma realização do Sistema FAET/Senar, Cooperto e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com Embrapa, Secretária da Agricultura, Pecuária e Aquicultura e Governo Federal. Para mais informações: (63) 3219 9246.

Sistema FAET/Senar – Palmas

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais