Cultura, informação e bem estar.

Público lota auditório da ETI Padre Josimo para prestigiar apresentações do Faes

Os-pequenos-tambem-fizeram-bonito-no-palco-do-Faes-2022-na-modalidade-Danca.-Foto-Kadu-Souza.

Alunos da rede municipal de ensino de Palmas sobem ao palco nesta segunda-feira, 12, para as apresentações nas modalidades Poesia e Oratória, no encerramento do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes 2022). No sábado, 10, o auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares ficou pequeno para abrigar o público formado por familiares e professores/orientadores que foram prestigiar as produções artístico-culturais dos alunos. Com muita desenvoltura e presença de palco, os alunos/artistas deram show nas apresentações das modalidades Música e Dança, arrancando muitos aplausos e assovios de uma plateia vibrante e participativa que assistia ao espetáculo.

Durante toda a manhã do sábado, os alunos se revezaram no palco em mais de 40 apresentações musicais nas categorias Solo e Percussão. As performances foram avaliadas pela comissão de jurados composta pelo cantor e compositor Dorivã, pelo vencedor do Festival Talentos Gospel da TV Record, Matheus Reis, e pelo superintendente de Cultura do governo do Tocantins, o músico, cantor, compositor e instrumentista Relmivan Milhomem.

Mostrando que talento vem de berço, Guilherme Querem fez uma bela apresentação solo com um pout porri de música popular. Filho da cantora tocantinense Quésia Carvalho e neto do músico Braguinha Barroso, compositor da ‘Canção de Amor a Palmas’, Guilherme, que está concluindo o ensino fundamental na ETI Almirante Tamandaré, sagrou-se campeão na categoria Música Solo da faixa etária juvenil (12 a 17 anos). “Essa é a terceira vez que participo do festival. Nas duas edições anteriores fui campeão, uma vez na categoria banda vocal com colegas da minha escola e ano passado nessa mesma categoria que estou concorrendo hoje. Este ano estou aqui para buscar a vitória novamente”, disse, logo após se apresentar.

Quem brilhou no palco numa apresentação solo da música ‘Saber quem sou’, tema do filme ‘Moana’, foi Emilly dos Santos Costa, de 6 anos, aluna do Cmei Chapeuzinho Vermelho. A pequena arrancou muitos aplausos da plateia, em especial dos pais que acompanharam tudo. Orgulho, Lucas Costa, que filmava tudo, chorava de alegria ao ver a filha brilhar. “Valeu por todo o esforço que a gente teve preparando-a para fazer bonito aqui. Ver ela se apresentando para tanta gente, com essa desenvoltura, foi uma emoção muito grande que não tive como controlar”, disse.

 

Confira a galeria de imagens do terceiro dia do Faes 2022

 

Tarde de dança

A tarde do sábado foi reservada para mais de 50 apresentações da modalidade Dança. Alunos da escola anfitriã, a ETI Padre Josimo Tavares, abriram a tarde de espetáculos com a coreografia intitulada ‘Circle of life’, concorrente na categoria Dança Moderna/Contemporânea. Nessa categoria, a competição foi bastante acirrada, principalmente entre os grupos das ETIs Almirante Tamandaré e Eurídice Mello. De um lado, a encenação repleta de personagens de ‘Alice no país das maravilhas’, encenada pelos alunos da Tamandaré, e do outro, a apresentação cheia de ritmo e dança executada pelos alunos/artistas da ETI Eurídice, composta por seis casais que fizeram o público voltar no tempo com a coreografia ‘Anos 80/Anos do amor e das diversões dançantes’.

Victória Santos e Gabriel Mascarenhas, que estrelaram como casal principal da coreografiada ETI Eurídice, disseram que trabalharam muito para preparar o espetáculo. “Treinamos muito para chegar aqui e fazer bonito.  Acho que conseguimos, porque nossa apresentação foi maravilhosa e o público ficou bem feliz”, comemoraram.

Os pequenos também fizeram bonito no palco do Faes 2022, na modalidade Dança. A exemplo dos alunos do Cmei Lucas Ruan, que levaram para o festival um conjunto na categoria Popular/Folclórica enaltecendo a cultura das quebradeiras de coco babaçu. Composto por quatro meninas e um menino, o grupo encantou o público.

Outras centenas de crianças e adolescentes se revezaram no palco para mostrar seus talentos, não só buscando a aprovação dos jurados, mas, acima de tudo, pelo prazer de apresentar à sociedade as atividades de arte e cultura que são desenvolvidas no ambiente escolar da rede municipal de ensino de Palmas.

O corpo de jurados que avaliou as apresentações da modalidade Dança foi composto pela bailarina e professora de ballet baby e infantil Claudiana Rodrigues Silva, o dançarino e coreógrafo César Amorim, o graduando em Pedagogia e Educação Física Wellington Mota de Sousa, o professor, artista e pesquisador no curso de Educação Física da UFT Diego Ebling, e o dançarino e professor de danças urbanas Jerfferson Costa Pinto, mais conhecido como Jeff TJ.

Último dia do Faes

Nesta segunda-feira, 12, a partir das 8 horas, sobem ao palco do festival os alunos/artistas das modalidades de Poesia e Oratória. Nessa mesma data acontecerá também a premiação da modalidade de Artes Visuais que está com exposição das obras de desenho, pintura, escultura, colagem e fotografia produzidas pelos alunos inscritos no Faes 2022, montada na galeria Nila, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Confira aqui o resultado final do terceiro dia do festival.

Texto: Ascom Semed
Edição: Redação Secom

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais