Cultura, informação e bem estar.

PMTO realiza 1º Seminário de Direitos Humanos voltado para a atividade policial

Seminario-e-fruto-de-parceria-com-o-Poder-Judiciario-e-a-Escola-Superior-de-Magistratura-Tocantinense

A Polícia Militar do Tocantins por meio da Coordenação de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, realizou na manhã desta quinta-feira, 17, no Auditório do Tribunal de Justiça (TJ), em Palmas, o 1º Seminário de Direitos Humanos com abordagem à Atividade Policial e as Políticas Públicas de Segurança Integrada e Integradoras. O evento terá a duração de dois dias e acontecerá na modalidade híbrida, sendo transmitido pelo Canal da Escola Superior de Magistratura Tocantinense (Esmat) na plataforma do Youtube.

O Seminário é uma iniciativa da PMTO com o apoio do Judiciário Tocantinense, por meio da Esmat e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Prestação Jurisdicional e de Direitos Humanos, sob a perspectiva acadêmica, reflexiva e pragmática, com a participação ativa da sociedade, visando a discussão de boas práticas para aplicação da gestão da segurança pública estadual.

Segundo o Chefe do Estado Maior, Coronel Cláudio Thomáz Coêlho de Souza, reconhecer e proteger a dignidade do cidadão é um papel fundamental da PMTO, pois ela é a responsável por mediar os conflitos e garantir os direitos de cada um.

“É importante reconhecer que os direitos humanos começam com os ensinamentos na nossa casa e se estendem para a sociedade. A PM está dentro do processo dos direitos humanos e não se oculta dos seus deveres, por isso ela está buscando o aperfeiçoamento e construindo um caminho para bem servir o cidadão proporcionando um ambiente mais harmônico ao preservar a ordem pública e o cumprimento da lei”, enfatizou o Coronel Cláudio.

O Desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, destacou que é importante deixar claro que os direitos humanos são garantidos pelas polícias como um todo. “Quando falamos em direitos humanos não podemos deixar de falar das polícias, elas que garantem a nossa tranquilidade, a nossa cidadania. Nosso Estado é um dos mais tranquilos da federação, e isso se dá pelo excelente trabalho prestado pelos policiais militares que merecem todo nosso respeito e admiração”. Pontuou o Desembargador Pedro Nelson.

A abertura das atividades seguiu com o 1º painel sobre políticas públicas de segurança e os direitos humanos, ministrado pelo Doutor Ricardo Brisolla Balestreri, licenciado em estudos sociais, historiador, psicopedagogo clínico e terapeuta familiar, e é o atual secretário de Cidadania do Estado do Pará.

Na sequência, a discussão seguiu em torno da atuação do Ministério Público Federal na tutela dos direitos humanos e o importante papel exercido pela Polícia Militar, ministrada pelo Doutor Fernando Antônio de Alencar Alves, Procurador da República do Ministério Público Federal.

Durante dois dias, o Seminário abordará também as temáticas: Assistência religiosa nos cárceres, sob a perspectiva dos direitos humanos; Direitos humanos e a espiritualidade como saúde integral; Capacitação em direitos humanos dos policiais; e Direitos humanos e a vítima penal: uma revisão, e o poder judiciário e a efetividade dos direitos humanos.

Ainda estiveram presentes no evento o Comandante-Geral da PM do Acre, Coronel Luciano Dias Fonseca; Subcomandante da PM do Maranhão, Coronel Aritanã Lisboa; Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, Coronel Peterson Ornellas; Coordenador do Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da Esmat e da Universidade Federal do Tocantins, Doutor Gustavo Paschoal; Secretário Executivo da Casa Militar, Tenente Coronel João Leyde de Sousa; Secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa Mota; Desembargadora Ângela Issa, representando a Esmat; a Promotora de Justiça Renata Castro, representando o Ministério Público; o Coordenador da Polícia Comunitária, Tenente-Coronel Rodrigo Nascimento Lacerda; autoridades civis e militares; e alunos do Curso Superior de Polícia da PMTO.

Mel Lopes

Crédito das fotos: Ademir dos Anjos/ Governo do Tocantins.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais