Palmas continua sem novos casos confirmados de Monkeypox
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), informa que não houve confirmação de novos casos de Monkeypox na Capital. As sete pessoas que foram diagnosticadas com a doença desde o início do monitoramento ficaram isoladas e já receberam alta. O boletim da 43ª e 44ª semana epidemiológica, referente aos dias 23 de outubro a 5 de novembro, informou mais 12 casos notificados da doença e três descartados.
Todos os pacientes notificados ficam isolados até sair o resultado dos exames. Nos casos confirmados, os pacientes permanecem em isolamento por 21 dias ou até desaparecer todas as lesões. Já nos casos descartados, os pacientes recebem alta e a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência faz uma reavaliação do quadro clínico do usuário. Nesse período, todos os casos são monitorados pelo Cievs.
Os principais sintomas apontados pelos casos notificados foram erupção cutânea, febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza, dores muscular e de garganta, tosse e lesões genital e oral. A Vigilância em Saúde da Semus ressalta que o cidadão que apresentar algum desses sintomas deve procurar imediatamente a USF de referência para avaliação.
Quadro geral
No acumulado, Palmas registra 111 casos notificados, sendo 67 pessoas do sexo feminino e 44 do sexo masculino. Destes casos, 68 foram descartados e sete confirmados. Os outros 36 estão em investigação, provável confirmação ou perda de seguimento.
Texto: Redação Semus
Edição: Secom