Cultura, informação e bem estar.

O impacto da segurança do paciente no custo assistencial é tema de livro

Aspectos legais, éticos e humanitários da relação entre a segurança do paciente internado em ambiente hospitalar e o custo assistencial. Bruna-Linhares.

Em meio aos avanços tecnológicos e às complexidades do sistema de saúde, a segurança do paciente exerce protagonismo. Esta segurança abrange não apenas aspectos físicos, mas também a qualidade das relações entre pacientes e profissionais de saúde e a integridade das estruturas organizacionais que compõem a rede de assistência médica.

Nesse contexto, a advogada especialista em Direito Médico, Sanitário, Hospitalar e Saúde, atuante no Tocantins, Bruna Linhares, lançou, durante o I Congresso Internacional de Direito Médico, Saúde, Bioética e Direito dos Autistas, realizado na sede da OAB Nacional, em Brasília, o artigo “SEGURANÇA DO PACIENTE: A relação entre a segurança do paciente, a qualidade e o custo da assistência prestada”.

Em um momento no qual a Medicina é constantemente influenciada pelo avanço tecnológico e pressões mercantilistas, o artigo destaca a necessidade de manter as relações entre médicos e pacientes ancoradas no humanismo. Mesmo diante das inovações e desafios da área da saúde, a segurança e o bem-estar do paciente devem permanecer como prioridades inegociáveis.

Com o artigo a advogada espera contribuir para o aprimoramento das práticas médicas e legais, promovendo um ambiente mais seguro e humanizado para pacientes hospitalizados. “A segurança não é apenas um direito do paciente, mas também um compromisso ético que todos os profissionais de saúde devem assumir.

Este livro visa sensibilizar e informar, fortalecendo a importância de cuidar não apenas das doenças, mas também do paciente e do próprio sistema de saúde”, afirma Bruna Linhares.

O artigo compõe o segundo volume do livro Diálogos entre Direito e Medicina, de autoria dos membros da Comissão Nacional de Direito Médico e da Saúde, da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e coordenado pelos advogados Milena Bassani, Eduardo Dantas, Carolina Mynssen e Maurilio Rodrigues.

O livro, já disponível para venda no site da GZ Editora, é uma leitura essencial para profissionais de saúde, administradores e dirigentes de instituições de saúde, advogados, estudantes e todos os interessados na defesa dos direitos dos pacientes e na promoção de práticas médicas seguras.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais