Cultura, informação e bem estar.

“O acolhimento da UBS fez toda diferença”, diz paciente curado da tuberculose em Araguaína

Diagnosticado duas vezes com a doença, Hermes da Silva conta que recebeu todo o amparo durante o tratamento e que continua sendo acompanhado pela equipe Vigilancia-Epidemiologica

Hermes é um dos pacientes atendidos em Araguaína pelo Programa Municipal da Tuberculose. Oferecido pela Secretaria da Saúde de Araguaína, o conjunto de ações proporciona ao paciente tratamento totalmente gratuito, incluindo exames e medicação.

Prevenção
O diagnóstico precoce da tuberculose permite um tratamento mais eficiente e com mais chances de cura, reduzindo o risco de contágio e o desenvolvimento de possíveis complicações. A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin) protege a criança das formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, prevenindo a infecção ou a progressão da doença. Em Araguaína, a vacina BCG está disponível em todas as salas de vacinação das UBS.

Sobre a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Um dos principais sintomas da tuberculose é a tosse seca ou produtiva (com catarro) persistente por três semanas ou mais. O paciente também pode ter febre, suor excessivo no período da tarde, cansaço e perda de peso.
Atendimento gratuito nas UBS,  o tempo para recuperação pode demorar de seis meses a um ano,  medicação gratuíta. 

Site: www.araguaina.to.gov.br

Fan Page: www.facebook.com/NossaAraguaina

Twitter: www.twitter.com/NossaAraguaina

You Tube: http://goo.gl/T6yXOQ

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais