Cultura, informação e bem estar.

Longa-metragem “Entramas” inicia fase de preparação de elenco com leitura de roteiro e preparação corporal

Uma realização da Fábrica Produções e do diretor Justino Vettore, o longa-metragem “Entramas” deu início à fase de preparação de elenco, em Palmas (TO). Os trabalhos se iniciaram na sexta-feira última, 14, com a leitura de roteiro em Hotel da Capital e preparação corporal dos atores, no final de semana, no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atividades essenciais que serão realizadas até o final deste mês.

A produção valoriza e evidencia a cultura do Tocantins com 90% de sua equipe composta por profissionais tocantinenses. O elenco principal é composto pelo ator global Gabriel Santana (conhecido por seus papéis em “Chiquititas” e “Pantanal”) como convidado e traz à cena profissionais renomados das artes cênicas no Tocantins como Cleuda Milhomem, Meire Maria Monteiro, Magna Carneiro, João Welson Almeida, Luiz Navarro, Adailson Costa, Fernando França, Maria Clara Novais, Patrícia de Sá, Ana Kamila Castaño, Sávio Danrlley, Luma Gomes e Carlos Gontijo, dentre outros.

A artista Meire Maria, uma das pioneiras da Dança no estado do Tocantins, interpreta a personagem Margá. Ela considera ser uma honra ter sido convidada para o longa-metragem. “O texto é muito rico, muito envolvente e dá gancho a muitas outras possibilidades. E como o próprio autor/diretor fala: a busca de todos eles é pela Felicidade, sem críticas, julgamentos, mas através de processos nem tão fácil”, alega.

Ela destaca ainda a diversidade e pluralismo do elenco. “Uma equipe maravilhosa, cheia de profissionais maravilhosos e diversos que eu admiro pra caramba. Estou muito feliz de participar de um projeto tão bem feito. A minha personagem é bem diferente de mim, então a preparação de elenco está sendo fundamental nesse processo”, complementou a artista.

A atriz Ana Kamila Castaño vai interpretar na produção audiovisual a personagem Camélia na versão jovem. “Integrar o elenco de Entramas, uma grande produção como essa, me enche de orgulho. Estou muito feliz, conheço de perto o trabalho de Justino e tenho a certeza que teremos um lindo resultado, que encherá nossa capital Palmas de orgulho. Léo Pinheiro conduziu com maestria a preparação de elenco, trazendo para os atores técnicas que serão fundamentais para a construção de cada personagem”, aponta a atriz.

 

Fotos: Flaviana OX/ Divulgação

Preparação de Elenco

A preparação de elenco está sob a batuta do artista Léo Pinheiro, que declarou estar muito feliz com o convite e altas expectativas para o resultado. “Muito feliz com o convite e com a possibilidade de contribuir com o cinema feito no Tocantins. O trabalho de preparação é muito importante para garantir que o elenco chegue afinado no set e estou muito empolgado para contribuir”, relatou Léo Pinheiro.

De acordo com o diretor e roteirista do filme, Justino Vettore, a leitura de roteiro, etapa crucial para a compreensão e internalização dos personagens, permite que os atores se aprofundem nas nuances e complexidades da trama. Paralelamente, a preparação corporal ajuda a moldar a fisicalidade dos personagens, garantindo que cada movimento em cena seja autêntico e significativo.

As gravações de “Entramas” estão previstas para iniciar no mês de julho, e a expectativa é alta tanto pela qualidade do elenco quanto pela riqueza cultural que o filme promete trazer. O diretor do longa elogiou o empenho e a dedicação de toda a equipe tocantinense. “Estamos muito felizes com o talento e a energia que a equipe local trouxe para este projeto. A preparação do elenco está sendo uma experiência enriquecedora, e estamos ansiosos para ver todo esse esforço refletido nas filmagens em julho,” afirmou o diretor.

Ainda de acordo com o artista, a diversidade do para contar histórias reflete uma homenagem ao teatro e aos artistas brasileiros. “Sei da responsabilidade de unir nomes tão importantes para a cultura tocantinense e estou honrado por tê-los neste elenco para juntos narrarmos esta história”, ressalta Justino.

Sinopse

O filme conta a história da família Flores, que possui uma trupe de teatro mambembe e vive momentos delicados após a morte de seu menestrel. Após o ocorrido, as relações familiares se estremecem. O palco não convence mais e sem a caracterização restará a cada um lidar com a própria verdade: hora de o passado ser tirado a limpo.

Antúrio está atormentado pela morte do pai e coloca sobre si o peso de assumir o comando da trupe e ter que proteger a irmã caçula. Yasamin, vive o primeiro amor ao lado de Lírio enquanto é preparada pelas tias, Camélia e Begônia para assumir o lugar de primeira atriz da trupe. A caminho de um festival tradicional de teatro no interior, a Kombi que os transporta quebra em meio ao sertão e os obriga a pernoitar no local, então, em volta de uma fogueira, a revelação de um segredo mexe ainda mais com os ânimos da trupe e os sentimentos dolorosos antes agasalhados no silêncio de cada um mexerá com a estrutura da família. O que Antúrio e Yasamin não imaginam é que integram um plano de vingança tramado obsessivamente pelas tias.

Projeto

Uma realização da Fábrica Produções, o projeto foi contemplado no edital de Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins. A gravação do longa-metragem, integra o projeto Pasárgada, de produção e formação na linguagem cinematográfica, e empregará mais de cem trabalhadores do audiovisual no Tocantins, com equipe e ações em Palmas, Araguaína e Gurupi.

A equipe técnica conta com Ernesto Rheinboldt como fotógrafo, Fernanda Rodrigues na direção de arte e Vivian Oliveira como figurinista. A produção é de Pablo Pereira, com direção executiva de Mariana Memes Miller e direção de produção de Raquel Etges com consultoria nas áreas de produção e direção de: Renato Pimentel, Tarcila Jacob e Von Gabriel.

Fábrica Produções:

A Fábrica Produções foi fundada em 2007 e nos últimos anos tem se destacado com colaborações e produções de curta metragens infanto-juvenis, entre eles: ‘João e Maria Uma aventura no cerrado – O filme’ e ‘Circo Social ‘Os Kaco’ – Documentário premiado pelo edital de incentivo à cultura Procine Palmas/FCP/FSA 2015, por meio da Fundação Cultural de Palmas, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine e do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Realizou o premiado curta ‘Menina Bonita de Tranças’, vencedor do Prêmio Festival Você na Tela 2018 e do prêmio de melhor trailer no concurso interativo 46° Festival de Gramado, sendo também selecionado dentro e fora do Brasil: 9° Festival Cine Estudantil do Uruguay (Fenacies), 19° Mostra de cinema infantil de Florianópolis, 13° Festival Chico de cinema e vídeo do Tocantins e do Trakinagem- Mostra de Cinema e Educação de Belo Horizonte. Em 2022, lançou o curta-metragem O Segredo de João de Elisângela Dantas e o documentário Catarse-As três primeiras décadas de teatro palmense, de Justino Vettore e Pablo Pereira.

 

Flaviana OX/Divulgação
Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais