Cultura, informação e bem estar.

Indústrias podem ter ganho de 20% em produtividade com adesão gratuita ao projeto Tocantins Mais Produtivo

Lançamento em Palmas reuniu empresários e representantes do Governo do Estado/SICS e SENAI para conhecer os benefícios do projeto e iniciar adesão.

Empresários da indústria tocantinense interessados em um ganho de produtividade de, pelo menos, 20% em seu negócio por meio da aplicação a capacitação da metodologia Lean Manufacturing (Produção Enxuta) já podem aderir ao projeto Tocantins Mais Produtivo que realizou lançamento técnico na noite de quinta-feira, 10/11, em Palmas.  O projeto é fomentado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria Comércio e Serviços (SICS) com execução do SENAI Tocantins e oferece mentorias e consultorias com foco no ganho de produtividade, sem custos para a empresa.

O presidente do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Tocantins, Roberto Pires, abriu o evento destacando a necessidade das indústrias do estado, público alvo do projeto, darem este primeiro passo para entrarem na era da indústria 4.0. “A gente sabe que a indústria 4.0 já é uma realidade no mundo, aqui no Brasil também já temos ela de fato implantada e sendo este o caminho a gente precisa começar aqui no Tocantins. Esse projeto tem capacidade de fazer um diferencial na indústria do Tocantins com o SENAI aplicando mentoria e prática dentro da indústria dos senhores”, disse o presidente aos empresários presentes.

As consultorias e capacitação com foco na elevação da produtividade serão levadas a 1.000 empresas industriais, entre 2022 e 2024, sendo que três colaboradores por empresa serão capacitados com a metodologia de Produção Mais Enxuta. “Nós não estamos ofertando sonhos, é método com resultados comprovados em um período de tempo que atende a celeridade que a indústria necessita. Nós estamos falando de um atendimento que dura cerca de 3 meses e que deixa na empresa os disseminadores para continuidade da aplicação desta metodologia e de seus ganhos”, observou a diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, na apresentação técnica do projeto.

O secretário da SICS, Carlos Humberto Lima, destacou que “a qualificação profissional está inserida no PICS, Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, e o SENAI foi escolhido como executor por ter reconhecimento internacional, uma expertise que permite que a gente acerte no que a gente quer, que é ser eficiente nesse processo de qualificação. A ideia do projeto já existia no SENAI e veio ao encontro da proposta do Governo do Estado nessa parceria que é a primeira de muitas”, disse Lima.

Após a apresentação, a supervisora administrativa no departamento pessoal de Recursos Humanos da Kokar Tintas, Kátia Pereira, falou sobre a intenção de participar do Tocantins Mais Produtivo. “O projeto é convidativo e apresenta ferramentas para que a fábrica de tintas já comece a entrar no mercado como uma indústria 4.0, que é o que gente quer: profissionais com qualidade, produção com qualidade e sem desperdício. Tenho convicção que a empresa irá aderir para que tenhamos esse processo inserido na rotina diária”, disse a representante que levará aos gestores a proposta.

Novas parcerias

Ao destacar a atenção da atual gestão do Governo do Estado com o segmento industrial, o presidente Roberto Pires, anunciou para fevereiro a formalização de novo projeto em parceria, o Tocantins Mais Profissionalizado, que prevê a qualificação de mais de 5 mil pessoas nos 139 municípios do estado com 19 cursos do portfólio do SENAI.

Inscrições Tocantins Mais Produtivo

A adesão já está disponível on-line ou por meio do formulário disponível em https://forms.office.com/r/qkFj6veDeE que também pode ser enviado via whatsapp (63) 3229-5770. Para participar, a empresa deve ter CNAE industrial (primário ou secundário). Quem quiser saber mais sobre o projeto em Araguaína ou Gurupi o lançamento também acontece nas duas cidades nos dias 17/11 e 22/11, respectivamente. Ambos iniciam às 19 horas, sendo que em Araguaína o lançamento será sediado na unidade SENAI e em Gurupi no auditório da CDL.

A metodologia inovadora prevê o mapeamento e atuação nos processos produtivos das empresas. Além do ganho em produtividade, as empresas que aderirem terão como benefícios a redução de desperdícios invisíveis aos gestores e dos custos de produção, entre outros.

 

Por Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775

Foto Adilvan Nogueira

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais