Cultura, informação e bem estar.

Fraudes bancárias dentre os principais atendimentos da Defensoria Pública na Aldeia Santa Isabel

A indígena Leninar Silva complementou que esta é uma realidade na maioria das aldeias. “Golpes são uma realidade em todas as etnias, talvez por falta de conhecimento. E os problemas acontecem não só em relação a bancos, mas também agiotas e golpistas”, ressalta.

Os atendimentos da DPE-TO são prestados pelo Nucora, coordenado pela defensora pública Letícia Amorim com apoio dos assessores jurídicos Aline da Silva Sousa e Victor Alano Cunha Porto Pinheiro. A caravana está em curso nas aldeias da Ilha do Bananal. No primeiro dia, segunda-feira, 31, foram atendidos os indígenas da Aldeia Fontoura e, nesta quinta-feira, o atendimento será prestado na Aldeia Macaúba.

Neste segundo dia de atendimento, mais de 20 atendimentos individuais foram prestados. A principal demanda foi relacionada a fraudes bancárias, o que surpreendeu a equipe da DPE-TO. “Muitos indígenas estão sofrendo com problemas de empréstimos fraudulentos e temos, além de prestado atendimento, ofertado orientação sobre os principais cuidados que eles devem ter, principalmente de não compartilhar informações pessoais para qualquer pessoa”, afirmou a Defensora Pública.
Ação
O objetivo da ação, segundo o TRE-TO, é levar informação, educação e garantir os direitos básicos dos povos originários com maior dificuldade de acesso à informação.
O Programa 
Dentre os serviços eleitorais prestados na ação estiveram os alistamentos, revisões, transferências e outros, além da votação eletrônica simulada.
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