Estudantes mostram talento no segundo dia do Festival de Artes das Escolas de Palmas
Para-conferir-o-resultado-completo-do-turno-matutino-desta-quinta-feira8-clique-aqui-e-e-da-premiacao-do-FAES-aqui.Foto-Luciana-Pires.jpg
O segundo dia do Festival de Artes das Escolas de Palmas (FAES) foi marcado por muito talento, dedicação e criatividade, apreciados pelo público presente na ETI Padre Josimo Tavares, nesta quinta-feira, 9. O evento que está em sua 14° edição, trouxe como tema este ano, o ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil’.
As equipes das unidades educacionais não mediram esforços para trabalharem a temática com os estudantes durante os meses que antecederam o festival. Tanto comprometimento, resultou em 50 belíssimas apresentações, na modalidade de dança, categorias: dança criativa, urbana e jazz, entre estudantes da educação infantil, infantojuvenil e juvenil na manhã desta quinta-feira, 8. Participam desta edição, alunos da rede municipal e estadual de ensino da Capital, que trouxeram performances incríveis ao palco do Faes.
Dentre tantas apresentações, uma que brilhou e conseguiu muitos aplausos foi a Escola Municipal Paulo Freire, com a música ‘Salve a mãe natureza’. De acordo com a professora de educação física Lucia Velez, a importância de se preservar o meio ambiente já vinha sendo trabalhado em sala de aula, e foi o tema escolhido para a apresentação das alunas do 4° ano. ” Elaborei a coreografia pensando na idade e tamanho das meninas, e elas ajudaram a construir tudo, o figurino explorando o tema do Faes, a música que fala da natureza, os movimentos da dança. Estamos ensaiando desde junho e estávamos ansiosas por essa apresentação”, concluiu.
A escola foi a campeã entre as escolas parciais, na modalidade Dança; categoria Dança Criativa, Conjunto efaixa etária: Infantil II. Depois do resultado, as nove alunas que participaram da apresentação eram só alegria. “Eu e minhas amigas estamos muito felizes, ensaiamos muito, estou sem palavras de tanta emoção”, vibrou a aluna Isadora Macario.
Representando a magia dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que não ganhou, porém, também brilhou na modalidade Dança; categoria Dança Criativa, Conjunto e faixa etária Infantil, foi o Cmei Cantiga de Ninar, com a música ‘Girassol’, de Vinicius de Moraes.
Em formato de pétalas de girassol, as pequenas Ayla Palmeira, Nathalia Macedo, Sara Batista, Isabela dos Santos, Ana Sofia Gomes, Nicole dos Santos, Sofia Ferreira e Elisa Cerpa formaram um lindo carrossel amarelo no palco, emocionando a todos.
Do lado direito do palco estava a professora de educação física, Luana Soares, que atenta, olhava e gravava cada passo das pequenas. Ela contou que a escolha é resultado do projeto ‘Jardim das Descobertas’, desenvolvido pela unidade. “Exploramos a flor do girassol durante o projeto e as crianças a cada dia, queriam saber mais e mais. Junto com as professoras Thaís, Leondina e Elizabeth, criamos a coreografia e o figurino. Essa apresentação que já foi sucesso no Circuito A, realizada no Cmei, agora, também arrancou suspiros, neste evento que é tão importante para a rede municipal, o Faes”, contou emocionada
Na modalidade Dança; categoria Danças Urbanas, conjunto e faixa etária: Juvenil, a Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello sagrou-se campeã, com a apresentação Fantasma da Ópera – The Plantom of Opera.
O corpo de jurados que avaliou as apresentações foi composto pelo professor-artista-pesquisador do curso de licenciatura em Educação Física, Diego Ebling, o graduando em Pedagogia e Educação Física, Wellington Mota e a estudante de Educação Física Gabriela da Conceição.
A jurada Gabriela é ex-aluna da rede municipal da Escola de Tempo Integral Luiz Nunes sua primeira apresentação de dança aconteceu em uma das primeiras edições do Faes, onde começou seu amor pela dança. “É uma honra fazer parte do júri de um festival que eu já estive do outro lado, me apresentando”, relatou.
Resultados
Para conferir o resultado completo do turno matutino desta quinta-feira,8, clique aqui e e da premiação do FAES aqui.
Artes Visuais
Paralelo às apresentações culturais, os trabalhos da modalidade de artes visuais ficaram expostos na galeria Nila, no Espaço Cultural, para análise do corpo de jurados e visitação pública.
Programação
Com a classificação do Brasil para as oitavas de final na Copa do Mundo, a Prefeitura Municipal de Palmas decreta ponto facultativo (Decreto N° 2.291 de 6 de dezembro de 2022) nesta sexta-feira, 9. Com isso, a programação de hoje foi remarcada para segunda-feira, 12.