Cultura, informação e bem estar.

Diversas atuações, uma só Polícia, conheçam um pouco de algumas unidades especializadas da PM

Nesta primeira matéria da série, conheça o Batalhão de Polícia Militar Ambiental - BPMA. O-BPMA-considerada-a-primeira-Unidade-Especializada-da-PM.

Você sabia que a Polícia Militar do Tocantins é uma das instituições mais antigas do Estado? Ela tem como missão constitucional a preservação da ordem pública e o policiamento ostensivo, que é preventivo e repressivo. No Tocantins a PM é reconhecida por seu mais importante uniforme, o de cor caqui, utilizado pelos policiais militares do serviço operacional ordinário.

Para auxiliar o policiamento ordinário foram criadas Unidades Especializadas, que atuam em modalidades mais específicas de policiamento. Essas Unidades também possuem uniformes e viaturas diferenciadas. São elas: Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Regimento de Polícia Montada (RPMon), e o Grupamento Aéreo (GRAER), mais nova Unidade especializada.

Nesta primeira matéria, de uma série que virá sobre as Unidades Especializadas da PMTO, vamos conhecer um pouco mais sobre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental e suas particularidades no relevante serviço de segurança à sociedade tocantinense.

BPMA

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) é a Unidade da PM que atua realizando o apoio subsidiário diretamente aos órgãos responsáveis pela defesa do meio ambiente.

Considerada a primeira Unidade Especializada da PM, foi pensada ainda na década de 90 e efetivada no ano de 1996, com a denominação de Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAMA). Ao longo dos anos passou por algumas mudanças até consolidar-se como BPMA. Suas unidades operacionais estão em quatro municípios, Palmas (sede), Araguaína, Araguatins e Gurupi. Essas cidades polos prestam apoio às demais cidades do Estado, conforme a área de atuação.

De acordo com o artigo 2º, da Lei Complementar nº 128/21, cabe ao BPMA exercer, nos limites de sua competência, a polícia administrativa do meio ambiente, na fiscalização, constatação e autuação de infrações ambientais e outras ações pertinentes, além de colaborar com os demais órgãos ambientais na proteção do meio ambiente; e ainda garantir o exercício do poder de polícia pelos Poderes e Órgãos Públicos do Estado, especialmente os das áreas fazendária, sanitária, de uso e ocupação do solo, do patrimônio cultural e do meio ambiente. Os militares que atuam no BPMA usam o fardamento na cor verde camuflado, e as viaturas são da mesma cor.

O Batalhão utiliza ainda a tecnologia de carta imagem, que mapeia o território que deseja ser vistoriado, podendo definir área de preservação e área desmatada, e em caso de desmatamento, é capaz de identificar ainda o período em que houve tal desmatamento.

Responsável por ações preventivas, repressivas e/ou educativas de proteção ao Meio Ambiente, o BPMA realizou 114 Operações durante o ano de 2023, entre os meses de janeiro e outubro. As principais operações foram: Guardiões do Bioma, Guardiões da Fronteira-Hórus, UHE Lajeado, UHE Peixe-Angical, Operação Cantão, Operação Piracema e Apoio Projeto Quelônios. Neste mesmo período a Unidade realizou 439 boletins de atendimento, abordagem a 9.754 pessoas, 3.163 veículos vistoriados, e 419 vistorias em embarcações.

O BPMA recebeu ainda 223 denúncias, que resultaram na confecção de 95 autos de infração ambiental. As multas aplicadas chegaram ao valor de R$ 2.591.927,20. A Unidade realizou também a apreensão de entorpecentes (185 gramas de maconha), 09 armas de fogo, 16.030 metros de redes de emalhar, 455,60921m³ de produtos florestais, e 178,20 kg de pescados. Em relação aos animais silvestres, 43 foram resgatados, 60 capturados, 44 apreendidos, e 49 entregas voluntárias.

A Unidade Ambiental desenvolve também um importante trabalho de educação ambiental, como palestras sobre o meio ambiente, especialmente em escolas, instruções relacionadas à atividade de policiamento ambiental, e exposição de animais taxidermizados e animais exóticos apreendidos. Essas ações resultaram em um total de 4.822 pessoas atendidas, no período de janeiro a outubro de 2023.

O comandante do BPMA, tenente-coronel PM Francisco Braga Filho, destaca a relevância do trabalho da Unidade na preservação e conservação do meio ambiente, além de explicar o que promove o diferencial no serviço diário. “Todos nós que estamos servindo no Batalhão de Polícia Militar Ambiental, levamos a missão muito além de simplesmente cumprir o que determina a lei, mas sim comprometidos com o resultado da causa ambiental; vestimos a camisa, pois acreditamos que cada ação, por mais simples que pareça, tem um efeito grande, e isso, misturado com a nossa capacidade de evoluir como ser humano, é o que proporcionará um futuro de qualidade e equilíbrio com a natureza para os nossos filhos”, finalizou.

A sede do BPMA fica localizada na quadra 304 sul, ao lado do Quartel do Comando Geral, e além de dispor de animais taxidermizados para exposição, possui espaço para palestras educativas e animais exóticos, como a cobra Píton Amarela “Lyz”, mascote resgatada e que hoje se encontra sob os cuidados dos profissionais de veterinária da unidade. É possível visitar e conferir tudo isso mediante agendamento prévio. Faça uma visita e conheça melhor o Batalhão de Polícia Militar Ambiental da PMTO, e claro aproveite para conhecer a mascote Lyz.

Crédito das fotos: Ascom/PMTO

 

 
Redes Sociais
 
Twitter: @pmto_oficial      twitter.com/PMTO_oficial
Instagram: @pmto_oficial     instagram.com/PMTO_oficial
Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais