Cultura, informação e bem estar.

Dia D de testagem de leishmaniose canina nesta sexta-feira, 11

A Semus destaca que a UVCZ oferece testes gratuitos para leishmaniose em cães de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em sua sede, sem a necessidade de agendamento prévio. foto-Raiza-Milhomem

Nesta sexta-feira, 11, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), realizará, das 8 às 17 horas, o Dia D de testagem rápida para detecção da doença.

A ação ocorrerá nas praças ao lado Escola Estadual Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, que fica na Arse 82 (806 Sul) e da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na Arse 91 (904 Sul). O teste rápido é realizado em 15 minutos e o resultado já é informado.  Não é obrigatório levar documentos do animal, mas ele deve ter mais de seis meses para fazer o teste.

Nem todos os cachorros infectados revelam os sintomas da doença, mas esses são alguns dos sinais mais comuns da leishmaniose: queda de pelos, descamação da pele, principalmente no focinho, aparecimento de feridas na pele, mais comum na orelha, focinho e cauda, perda de peso, falta de energia e crescimento exagerado das unhas.

Além de fazer o teste pelo menos uma vez por ano, é fundamental que a população combata o mosquito-palha, que transmite o parasita causador da doença, tanto em cães quanto em humanos. Isso pode ser feito ao eliminar os possíveis locais onde o mosquito se reproduz, como restos de comida, frutas, fezes de animais, folhas e galhos.

Texto: Annady Borges – estagiária sob a supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus Palmas

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais