Cultura, informação e bem estar.

Democratização da Cultura: Estudantes prestigiam concertos didáticos em homenagem a Pixinguinha

A-segunda-etapa-acontecera-nos-dias-05-06-12-e-13-ao-por-do-sol-no-Museu-Historico-Palacinho

Cerca de 200 estudantes de escolas públicas e particulares de Palmas prestigiaram o concerto didático do projeto “Pixinguinha e os Oito Batutas: Uma Viagem ao Mundo do Choro”,  no Memorial Coluna Prestes, em Palmas.

Os alunos estiveram presentes, na quarta e quinta-feira, 22 e 23, alunos da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), do colégio Monsenhor Pereira Piagem e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e do Colégio Olimpo.

Com idades entre 12 e 18 anos, os estudantes interagiram com os artistas subindo ao palco para dançarem as canções apresentadas, cantaram em coro músicas conhecidas como “Carinhoso” e conheceram as histórias, bastidores e principais curiosidades sobre o universo do chorinho.

Presidente da Apae, Vilma Maria Gomes declarou que o projeto tem grande relevância de democratização cultural. “É uma forma de socialização que acalma, traz amor, traz perseverança e os aproxima da arte e cultura”, expressa.

Segundo ela, esta foi a primeira vez que a maioria dos alunos prestigiou um espetáculo musical, principalmente do gênero instrumental. “Proporcionou um momento único para eles. Eu amei”, complementou.

O professor Carlos Potengy complementou que, mais do que levar entretenimento, o projeto apresenta ao público um estilo musical ainda pouco difundido no Tocantins.  “O chorinho é incrível, mas ainda é pouco difundido e esse projeto  resgata essa raiz da cultura da música brasileira. Achei que encontraria aqui só pessoas de cabelos brancos, mas não foi o que vimos. Temos aqui uma plateia lotada de jovens. Achei fantástico”, considerou.

O maestro Bruno Barreto, diretor-geral do projeto, relatou que essa aproximação da juventude com a cultura popular brasileira é uma das principais motivações do projeto. “A Música Popular Brasileira ultrapassa gerações. Apresentar novos ritmos e estilos musicais para esses jovens abre uma nova janela de percepções artísticas para essas gerações. Me emocionei de vê-los interagindo tanto, superou as nossas expectativas”, comemorou.

Projeto


Esta foi a primeira etapa do projeto que cumpriu quatro sessões de concertos no Memorial Coluna Prestes. A segunda etapa acontecerá nos dias 05, 06, 12 e 13, ao pôr-do-sol, no Museu Histórico Palacinho.

O projeto tem o patrocínio da chamada “Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões”, da empresa Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal, sendo um dos 15 vencedores em todo o Brasil, o único da região Norte, dentre mais de 400 inscritos de todo o País. Há também apoio da Secretaria Estadual da Cultura, Superintendência de Comunicação e Pró-Reitoria de Extensão da UFT (Proex).

Crédito das fotos: Gabriela Carneiro/ Divulgação

Cinthia Abreu
Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais