Cultura, informação e bem estar.

Comsaúde celebra 55 Anos de impacto na saúde e na comunidade

No próximo sábado, dia 15 de junho, a Comsaúde comemora seus 55 anos de história dedicada ao bem-estar da comunidade. Toda a programação é gratuita e vai reunir atividades recreativas, momentos religiosos, programação solo e cultura. Todas as atividades se iniciam às 9 horas da manhã e seguem ao longo de todo o período matutino (confira a programação).

Considerada uma das instituições mais respeitadas no campo da saúde e desenvolvimento social, a instituição foi fundada em 10 de junho de 1969.

A atuação da Comsaúde inclui uma variedade de serviços e projetos em saúde, educação e desenvolvimento comunitário. Entre seus serviços estão o Hospital Padre Luso, o Centro de Saúde Dr. Eduardo Manzano, a Escola Família Agrícola de Porto Nacional, o Cabaça Cultural, o Grupo de Consciência Negra do Tocantins –  Gruconto, o Centro de Educação e Recuperação Infantil (CERI), o Centro das Crianças Dra. Heloísa Lotufo Manzano, o Coletivo de Mulheres Negras e Populares de Porto Nacional-TO, entre outros. Além disso, também está envolvida em ações comunitárias, como o Projeto Social Tambores do Tocantins, o apoio à economia solidária e programas esportivos como o COMBAD – Badmington. Seu compromisso com a comunidade vai além das fronteiras, com parcerias e projetos em outros países, demonstrando seu impacto global.

A diretora do Hospital Padre Luso, Maria Alice de Araújo, considera que a missão que move a Comsaúde nesses 55 anos de história envolve diversas vertentes. “A gente tem contribuído para qualidade de vida e transformação social, que para nós é capacidade de luta. Que é o indivíduo combater tudo o que aflige seu corpo, sua mente, é a possibilidade do corpo lutar contra todas as adversidades, as bactérias, contra os vírus. Então, promover qualidade de vida é também promover que as pessoas consigam se inserir no mercado de trabalho e consigam se inserir na vida do social com direito à cultura, saúde de qualidade e uma educação de qualidade com o mínimo de instrumentos para conquistar este é bem-estar social”, afirma.

O músico e artesão Marcio Bello, diretor dos Tambores do Tocantins, declara que outro motivo para comemorar é a aprovação da Comsaúde como Pontão Estadual de Cultura.  “A história da Comsaúde com Cultura Viva se dá desde 2004 quando o projeto Tambores do Tocantins se torna ponto de cultura através da entidade Comsaúde. Então, a gente passa a ter essa primeira experiência como uma das primeiras cem instituições a desenvolver esse programa  do Governo Federal. A gente participou de todo esse processo de construção e que agora nessa retomada do Ministério da Cultura nessa reconstrução o programa também volta e a gente através do edital de Ponto e Pontões passa a ser junto com a Comsaúde o Pontão Estadual de Cultura Tambores dos Tocantins efetivando essa ação que a gente já faz há tanto tempo que é esse trabalho de agregar, de fomentar, de articular a cena dos pontos de cultura”, declara o artista.

Ele complementa ainda sobre a importância desses projetos para o acolhimento dos grupos étnicos, das populações ribeirinhas e periféricas em situação de risco. “Agora com essa possibilidade importante para a cultura, a gente vai poder auxiliar e articular essa reestruturação da rede nacional de Pontos de Cultura. A Política Cultura Viva virou uma política que também é implementada em outros países, copiando o modelo brasileiro”, ressalta Marcio Bello.

A presidente da Comsaúde, Luciana Pereira de Souza, agradece a todos os colaboradores que ao longo desses anos contribuíram com as ações e serviços prestados à comunidade. “A COMSAÚDE, durante todo percurso  dos seus 55 anos contou com a valiosa colaboração, dos sócios, voluntários, diretoria , dos coordenadores de serviços, ou melhor dizendo de todos seus colaboradores,  que atuaram durante o percurso  diretamente no planejamento e na implementação das ações  significativas que  através dos resultados alcançados e transformações que ajudamos a promover é que  contribuímos na construção de um mundo melhor, na defesa de direitos, desenvolvimento comunitário, educação e formação, colaboração e parcerias”, considera.

Comsaúde

Comsaúde significa Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação. Trata-se de uma Organização não-governamental e filantrópica com uma trajetória marcada por comprometimento e serviço à sociedade. Desde sua fundação, a Comsaúde tem desempenhado um papel vital na promoção da saúde e na transformação social, atuando através de quatro setores principais: Saúde, Comunicação e Cultura, Educação e Assistência Social. Cada setor abriga uma gama de serviços e programas que visam atender às necessidades diversas da comunidade.

A história da Comsaúde remonta a 1968, quando um grupo de profissionais de saúde começou a trabalhar no recém-construído hospital estadual, a Unidade Nacional de Saúde Mista de Porto Nacional antigo norte Goiano. Percebendo a necessidade de um trabalho mais amplo de promoção humana, o grupo expandiu suas atividades para incluir programas de combate às verminoses, recuperação nutricional, melhoria de habitação, educação pré-escolar e estímulo ao artesanato. Com o tempo, outros profissionais e membros da comunidade se juntaram ao grupo, fortalecendo assim a missão da Comsaúde.

A missão da Comsaúde é clara: contribuir com a articulação dos movimentos sociais para promover uma sociedade mais justa, democrática e solidária. Seus 55 anos de história são um testemunho do compromisso contínuo com essa missão, bem como da seriedade, competência e transparência que a tornaram uma referência na área da saúde e desenvolvimento social.

Programação

9h-Café da manhã  em comemoração ao aniversário de 55 anos  da COMSAÚDE

9h40- Oração comunitária de agradecimentos:  Marinalva  e Maria Alice de Araújo

(Cantos  e Salmos)

Fala do Dr. Eduardo Manzano(fundador e presidente de honra)

Fala da Luciana Pereira (Presidente atual)

Palavra Franca

Corte do bolo, parabéns e apresentação cultural  com Tambores do Tocantins

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais