Cultura, informação e bem estar.

Cinemóvel vai levar cinema itinerante para comunidades de periferia de Araguaína

Moradores de assentamentos, bairros periféricos e povoados na zona rural de Araguaína vão receber cinema itinerante gratuito a partir do próximo sábado, 29, até sexta-feira, 05.

Uma realização do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), o projeto “Cinemóvel Araguaína” vai oferecer exibições de filmes para todos os públicos.

O cinema itinerante vai atender aos bairros Setor Água Amarela, Bairro de Fátima, Setor Caravela, Setor Presidente Lula, Vila Jardim e Setor Pontes. Além de exibir filmes nacionais de alta qualidade, a proposta é oferecer um espaço de convivência na comunidade, com oportunidade de integração social. Além da exibição cinematográfica, haverá ainda disponibilização gratuita de pipoca, refrigerante e pula pula.

De acordo com a presidente do Isca, Ana Cristina Lira, o projeto é uma celebração da cultura e inclusão, reunindo pessoas em torno de uma experiência de cinema única. “O projeto busca fomentar a inclusão, a interação comunitária e a valorização da cultura brasileira, proporcionando uma experiência de cinema completa e acessível, reforçando o orgulho nacional e atendendo a diversos públicos, incluindo aqueles em situações de exclusão socioeconômica, étnica, deficiência, gênero, faixa etária, domicílio e ocupação”, declara.

O coordenador geral projeto, George Henrique Silva, complementa que o projeto “Cinemóvel Araguaína” surge como uma resposta essencial às carências culturais e sociais do Norte do Estado. “É um projeto que visa suprir a escassez de acesso a eventos culturais e de entretenimento nas comunidades periféricas, promovendo uma experiência cinematográfica de qualidade e, ao mesmo tempo, valorizando a produção cultural nacional”, ressalta.

 

Filme

Dentre a cartela de vídeos, será exibido o filme “O Menino e o Mundo”, uma animação brasileira de 2013, escrito e dirigido por Alê Abreu. Na produção audiovisual, Cuca é um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Sofrendo com a falta do pai, que parte em busca de trabalho na desconhecida capital, Cuca deixa sua aldeia e sai mundo afora à procura dele. Durante sua jornada, Cuca descobre uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

 

Acessibilidade

O projeto ainda visa integrar na execução acessibilidade física, comunicacional e atitudinal, conforme as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, para permitir que pessoas de todas as idades e habilidades desfrutem das sessões. Para isso, os locais de exibição serão acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida ou idosas; intérprete de libras para tradução simultânea, haverá legendagem e audiodescrição dos filmes para acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual, auditiva ou visual ao conteúdo dos filmes; e todos os colaboradores do projeto serão sensibilizados e capacitados para atender visitantes e usuários com diferentes deficiências, garantindo um ambiente inclusivo e acolhedor.

Além disso, o projeto se destaca ao assegurar a inclusão de pessoas de todas as idades e habilidades, eliminando barreiras que frequentemente excluem grupos vulneráveis de tais atividades.

 

Contrapartida social

Como contrapartida social, o projeto ofereceu uma oficina de captação e edição em celular com o videomaker Elton Abreu, no mês de Maio. A oficina foi ofertada no Espaço Cultural Artpalco, sendo a maior parte do público formado por pessoas negras.

 

Projeto

Uma realização do Isca com apoio do Grupo Artpalco e Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), o projeto é patrocinado pelo edital 023 audiovisual, da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura do Governo Federal.

 

Cronograma de Datas e bairros – Cinemóvel

29/06 – Sábado

Setor Água Amarela

Local: Avenida Principal – na Adega Vem que tem

 

01/07 – Segunda

Bairro de Fátima

Local: Rua Anchieta – na Praça em Frente a Igreja Católica

 

02/07 – Terça

Setor Caravela

Local: Rua Cedro Manso, esquina com a Rua Jasmim – Campo de Futebol – ao lado da casa do Edmilson

 

03/07 – Quarta

Setor Presidente Lula

Local: Avenida dos Ingás, quadra 27 – Lote 01 – em frente ao Bar Chega +

 

04/07 – Quinta

Vila Jardim

Rua Principal – Base Missionária Crianças com Propósito

 

05/07 Sexta

Setor Pontes

Rua Juscelino Kubitschek, no

Pátio da Capela Santa Luzia – ao lado da Escola Municipal Cabo Luzimar Machado

 

Ficha Técnica

Coordenação Geral – George Henrique

Produção executiva – Paula Fraga

Produção local – Farley Gomes

Curadoria – Plabio

Projecionista – Eliezer Oliveira

Programador Visual e Responsável Técnico – Diogo Jucá

Intérprete de Libras – Diogo Leão

Coordenador de Acessibilidade – Wagner Bárbara

Assistente Financeiro – Adrielle Pereira

Assessoria de Imprensa – Cinthia Abreu

Monitores – Brena Raynara e Augusto Rocha

Apoio Técnico – Luis Felipe Rocha

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais