Cultura, informação e bem estar.

Atuação da Fiscalização Ambiental na Cavalgada reduziu registros de maus-tratos aos animais

Durante-as-averiguacoes-veterinarios-compareceram-para-avaliar-os-animais

A 33ª Cavalgada de Araguaína reuniu 40 comitivas e cerca de cinco mil animais no último dia 4 de junho. O evento contou com uma rede ampla de fiscalização e apoio da Prefeitura de Araguaína, por meio da Fiscalização Ambiental Municipal, Polícia Militar Ambiental, Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e Ministério Público do Tocantins para coibir situações de maus tratos aos animais.

Conforme o relatório emitido e assinado pelos órgãos, durante a passagem das comitivas, apenas uma denúncia foi feita, relacionada a um animal que se deitou na Avenida Cônego João Lima. Um veterinário foi acionado para fazer a avaliação e ficou constatado que não houve maus-tratos. Logo na sequência, o animal retomou o percurso.

“Contudo, diante da situação, o Sindicato Rural foi informado do caso, a comitiva foi desclassificada e multada, e o cidadão responsável pela situação será convocado para ser ouvido sobre o fato”, explica Orialle Barbosa, diretor de fiscalização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína.

Denúncias apuradas
Outras poucas denúncias surgiram no pós-Cavalgada, quando alguns animais foram encontrados amarrados em árvores em canteiros centrais antes de serem embarcados para as fazendas. A fiscalização foi acionada e esteve nos locais para averiguação e não houve constatação de maus-tratos.

“Os animais receberam água e alimentação enquanto aguardavam o transporte. Sobre o fato de estarem amarrados muito próximo às árvores, a medida é necessária para que o animal não se enrosque na corda e também não invada a via pública”, detalha Oriale.

Evento de sucesso
Para o presidente do SRA (Sindicato Rural de Araguaína), Wagner Borges, a Cavalgada de 2023 pode ser considerada um evento de sucesso pela organização das comitivas e dos órgãos envolvidos nas fiscalizações.

“Todos estavam compromissados com o respeito, com o bem-estar animal e em fazer uma apresentação bonita para a população. Esse ano, foram poucas denúncias de maus tratos, sinal de que o trabalho de conscientização vem dando resultados. O meu muito obrigado à Prefeitura e todos que atuaram pela segurança dos animais, público e participantes”, disse o presidente.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais